::segunda-feira, outubro 18, 2004

Leite, pois claro

Fazes um refogado, com azeite, cebola, alho, e eventualmente umas rodelas de chouriço, se fores daqueles aficionados que o mete em todo o lado. Por assim dizer.

Quando a ceboula estiver loirinha deitas lá para dentro a carne.
Costumamos fazer 125\140gr por pessoa, dependendo da proporção miúdos\graúdos. Metade porco, metade vaca (se a Ana Rita for convidada para a refeição, podes dizer-lhe que é tudo porco), previamente temperada com alho e limão.
Vais mexendo para garantir que não pega ao fundo e que é toda 'processada', e tal como com a ceboila, quando a carne estiver toda moreninha (ok, não é como com a seboula), passas à etapa seguinte: polpa de tomate.
Para uma 'tachada completa' (cerca de 35 lobitos + uma duzia de adultos) podes despejar 2 a 3 litros, conforme o gosto pelo sabor a tomatada.

E é agora que juntas o ingrediente secreto: o leite, pois claro.
Um litro para as grandes quantidades costuma ser suficiente. Quanto mais puseres menos espesso será o molho, evidentemente.
Podes aproveitar para 'limpar' as garrafas da polpa com o leite, e assim aproveitar tudo até à última gota.

Vais mexendo, deixando apurar, juntas uma ou outra especiaria mais a teu gosto (com os putos ficamo-nos mesmo pelo sal), e um pouco antes de apagar podes acrescentar os cogumelos (se quiseres), só para não irem frios para o prato.

Entretanto, no bico do lado, já deverá estar pronto o esparguete que também não tem grande ciência na confecção.
1 pacote (500 gr) para cada 8\10 lobitos ou 4\5 adultos.
Água a ferver, umas pitadas de sal q.b., um fio de azeite para que não fique tudo 'pegado', e massa lá para dentro.
Atenção às quantidades de esparguete vs tamanho da panela. Não exageres como eu às vezes faço. Pode fazer, e geralmente faz, a diferença entre o 'esparguete' e a 'argamassa à bolonhesa'.
Para que fique 'al dente', desligas o lume um pouco antes de estar mesmo cozido.
Uma técnica que aprendi com o nosso 'Mestre Cuca' Moreira, é a de passar o esparguete depois de pronto por água fria, e voltar a aquecer, para garantir que vai mesmo soltinho, como o pessoal gosta.

Para terminar, e dependendo da freguesia, podes mandar com o queijo ralado para cima de tudo.

E agora o teste aos teus conhecimentos de culinária!
Quantos são os erros que encontras nesta receita?