::sexta-feira, setembro 02, 2005

Batata quente

Passou-ma a Teresa.

Felizmente, gosto de batatas, e geralmente é quentes que gosto delas, à excepção das de pacote (fritas), e das doces (que prefiro comer um pouco arrefecidas). Assim sendo, é com muito gosto que a recebo e que a ela me entrego. E até, que a agradeço, pela dupla oportunidade que representa: de me dar a descobrir um pouco mais, e de aprender algo de novo.

Sim, é verdade, tive que ir ver ao diccionário o significado de 'idiossincrasia'. Aqui o deixo para ti que talvez partilhes deste meu (ex)desconhecimento:


 do Gr. idiosygkrasía < ídios, próprio + sýkrasis, constituição, temperamento

  s. f.,
  disposição do temperamento de um indivíduo para sentir, de um modo especial e privativo dele, a influência de diversos agentes;
  reacção individual própria a cada pessoa;

  Med.,
  reacção individual particular, perante um agente terapêutico.


E agora sim, ultrapassada que está a entrada, e clarificada que está a dúvida, a dita cuja:


Idiossincrasias - as 5 menos - ou as 5 coisas que mais me irritam e/ou deitam abaixo:

- A crueldade do Homem (para consigo e com a Natureza)
- A falta de civismo
- A Inveja
- A intolerância e o preconceito
- O (ver/ouvir) comer de boca aberta (argh! que nervos!)


Idiossincrasias - as 5 mais - ou as 5 coisas que melhor me dispoem e fazem sentir bem:

- Os Amigos
- As crianças, e muito em particular a minha :)
- A música, especialmente ao conduzir
- Nadar no mar, no meio das rochas (na Ponta da Calheta, por exemplo, Porto Santo)
- A Paixão, seus derivados, manifestações e formas de expressão ;)


5 álbuns - que salvaria de entre todos os da minha colecção (muito difícil):

- Jagged Little Pill, Alanis Morissette
- 1972, Josh Rouse
- Agaetis Byrjun, Sigur Ros
- Donkeys 92-97, Tindersticks
- Achtung baby, U2


5 canções - que continuam a ecoar:

- Deathly, Aimee Man
- Born of frustration, James
- Dreams, Cranberries
- On and off again, Sondre Lerche
- Desperado, The Eagles (cantado pela Sarah Bolger no 'In America')


5 albums no IPOD - se o tivesse, os 'novos' que ainda não tenho:

- X&Y, Coldplay
- Pocket Revolution, dEUS
- Extraordinary machine, Fiona Apple
- Tak, Sigur Ros
- How to dismantle an atomic bomb, U2


5 MP3's na playlist - as músicas que ultimamente recorrem na 'playlist mental':

- Darts of pleasure, Franz Ferdinand
- Clint Eastwood, Gorilaz
- Grafitti, Maximo Park
- All these things that i've done, The Killers
- The leaver's dance, The Veils


E agora, a quem passo eu a 'batata'? Isto por aqui anda tão pouco interactivo... Hum... já sei! Passo a quem a quiser apanhar. Para responder em casa própria, ou aqui na minha, em jeito de comentário.