::quarta-feira, setembro 28, 2005

Inícios e reinícios

No singular. Um de cada.

O início
É de hoje: o da 'malhação' no Solplay.
Finalmente, semana e meia depois da inscrição, e ainda a tempo de aproveitar a 'borla' do final de Setembro.

Estou todo partido! Uma horita, mais ou menos bem medida, de Body Pump, foi o que bastou para me deixar neste estado. Quando acabou mal me aguentava nas pernas, e os braços também se ressentiam um pouco. Amanhã devo estar ainda pior.

E hoje até foi levezinho, nunca passando dos 2,5kg (em cada lado da barra), para começar, para apanhar o ritmo e entrar no esquema dos exercícios. Ainda muito descoordenado, e com algumas paragens pelo meio. É preciso ver que há uns bons 3 meses que não me mexia (ou seja, há uns 3 meses que não jogo futebol), com a honrosa excepção da corrida matinal de 4ª feira passada.

Mas não há pressa. Hei-de lá chegar, onde quer que seja. A avaliação do estado físico, das gorduras e afins, a definição de objectivos e dos métodos, está agendada para o próximo dia 10. Depois que venham de lá os RPM, os GAP, os Body Jump e Combat, e essa malta toda. Um dia... quando menos esperar... já estou em velocidade de cruzeiro.

O reinício
Foi ontem: o da 'malhação' nos escuteiros.
No 626. A valer, e a 100%, mais uma vez.

Podemos argumentar que o início, o arranque oficial nas minhas novas-velhas funções como responsável da melhor Alcateia do mundo (a 51, sim, porquê? Há dúvidas?) já tinha acontecido na semana passada com a 1ª Reunião de Direcção do ano, mas para todos os efeitos, para mim, ontem é que contou, com a 1ª reunião da Equipe de Animação da Alcateia!

Ah... que saudades que tinha de massacrar os restantes animadores com uma hora e tal de conversa de início de ano: o que é suposto andarmos cá a fazer, as formas de o fazermos, a organização da equipe e do trabalho, a definição dos objectivos, etc... :)

Não é de propósito (pronto, não é muito de propósito), acontece apenas porque considero que devemos começar todos no mesmo comprimento de onda. Ou que, pelo menos, devo dar a conhecer o meu comprimento de onda. Para que o possam sintonizar ou contestar logo de início, de modo a começarmos da melhor maneira, em sintonia (seja a minha ou não).

Voltaram pois as reuniões de equipe semanais, e no Sábado volta o resto, a melhor parte: o contacto directo com os miúdos, Sábado sim, Sábado sim.

Confesso que, à semelhança do que aconteceu com a ginástica, também neste campo me estou a ressentir um pouco da prolongada falta de exercício, que, neste caso, foi de um ano (com alguns intervalos pelo meio).

Apesar de nunca me ter desligado completamente, apesar da frequência do CAP, da participação no acampamento de agrupamento e em alguns outros momentos do mesmo e da Alcateia, sinto-me 'sem prática'. Ando meio apreensivo. Receoso de ter perdido o jeito, por assim dizer. Já to tinha dito. É, afinal, o 1º ano desde há muitos (10?), em que não conheço bem nem todos os miúdos nem todos os animadores que ficam na unidade.

A juntar a isso, há a notória falta de ritmo (ou d'o ritmo'), resultado de um ano em que tudo andou a outra velocidade, e durante o qual os Sábados (e alguns Domingos) não estavam, à partida, reservados. Às vezes, quando 'páro para pensar', ainda me pergunto: "mas no que é que eu me vou meter novamente?".

Mas, felizmente, sei exactamente no que é que me vou meter novamente, e é por isso que não posso deixar de ir.

E sei que estou numa fase, num momento, semelhante aquele em que a maioria dos miúdos (dos Lobitos, pelo menos) entram, na noite de Sexta-Feira ou durante a manhã de Sábado, quando dizem aos pais: "Não quero ir aos escuteiros! Quero ficar em casa a ver televisão ou a jogar no computador!". Depois é vê-los (ou o ouvir o relato dos pais) no fim da actividade, todos elétricos, desejosos que o dia não acabe, ou que a próxima chegue logo a seguir.

Respirar fundo... e (re)começar... devagarinho...

Etiquetas: