::segunda-feira, outubro 30, 2006

Dias de regresso(s)

Sábado
Ao FIBDA - Festival Internacional de BD da Amadora - depois de uma ausência de alguns anos.

Visita curta - meio a correr, e sem a atenção desejada - pois não só o tempo era escasso como a companhia não estava muito para ali virada. O calor que se fazia sentir no recinto, os 'bonecos' (pouco do seu agrado) que por lá se apresentavam, e claro, o facto de não saber ler, tudo deve ter contribuído para o "Estou cansado... quero ir brincar para casa!" que amiúde se fazia ouvir.

Ainda assim, aguentou-se bravamente, aos pulos num palco improvisado que por lá havia, enquanto eu esperava na fila para obter um autógrafo do Maurício (de Sousa), num exemplar de um livro (didático) da turma da Mónica acabadinho de comprar. Da dúzia de autores presentes na sessão de autógrafos, era de longe o mais requisitado, não só por malta mais velha (na qual me inlcuo, neste particular) mas até (e para minha surpresa) por muitos teenagers e afins (ainda ouvi, no entanto, um comentário do género "ena tanta gente, este tipo deve ser muito conhecido" :).

O resto do tempo, para além da rápida 'vista de olhos' à exposição, serviu para gastar mais uns trocos nalguma BD franco-belga, nomeadamente, nos albuns que me faltavam de Blacksad (hum... que por acaso é BD espanhola :).


Domingo
Ao Pavilhão Atlântico, para um espectáculo bastante diferente do último a que lá assisti (Ben Harper!).

Barulho ensurdecerdor (a ponto de obrigar ao uso de tampões nos ouvidos), muito fumo e cheiro a borracha queimada, 'carros' aos piparotes e rodopios, e motas voadoras, na apresentação dos AmAricanos 'Monster Trucks' em Portugal.

"What a crappy audience", devem ter pensado os senhores pilotos e respectiva equipe, perante a relativa apatia do público (bastante heterogéneo, por sinal, mas nem de perto a esgotar a capacidade do recinto), que apenas timidamente correspondia aos apelos do apresentador/animador (português). Da parte do público que me toca, lembro-me de também pensar algo do género: fraquito.

É verdade que não sou nada dado a estas coisas de carros, motores e afins, e que só lá estava para mostrar 'algo diferente' ao B, mas ainda assim... acho que estava à espera de algo 'mais', não sei bem. Devo dizer, contudo, e em abono da verdade, que o espaço em si, não me parecendo o mais apropriado, não ajudava muito à festa.

É giro e tal, mas... eh! De e para americanos.

No fim, o que interessa é que o miúdo gostou e se divertiu, apesar de também ele ter estado meio apático durante grande parte do 'show' (mas numa apatia do tipo 'boca aberta e olhos esbugalhados': "Não acredito no que vou ver..." :).


Segunda
Ás aulas.
Ao fim de 5 meses, o B voltou (finalmente!) à escola.

A mentalização da última semana, aliada à saudade que com certeza sentia (por mais que o negasse :), fizeram com que tudo corresse mais ou menos bem logo pela manhã, pese embora toda a vergonha demonstrada e mais uma brilhante imitação de lapa, agarrado à perna da mãe.

O resto do dia, ao que parece (e ao que ele conta), não podia ter corrido melhor: "Pela primeira vez, foi muito fixe!!!" Veio de lá electrico e super entusiasmado, como realmente poucas vezes (ou nunca) o tinha visto.

E ainda bem, já era tempo! :)

Etiquetas: