::sexta-feira, dezembro 15, 2006

Matemática

Cada vez me convenço mais que o 'nosso' problema com a matemática não tem origem na forma como esta é ensinada na escola, nem a uma qualquer 'aversão natural' à eventual complexidade das contas e afins com que nos presenteia.

É certo que haverá muito boa gente sem o mínimo de 'queda' para os números (independentemente do QI), e que, por isso mesmo, pura e simplesmente não os entende, não conseguindo inclusivé, e por vezes, sequer aperceber-se de que eles estão lá.

Mas tenho para mim como igualmente certo, que muitos não fazem as contas apenas por não acreditarem (ou não quererem acreditar) nos resultados. É uma questão de fé, se quisermos. Ou de falta dela, dependendo do ponto de vista.

Seja como for, o resultado final é o mesmo. Melhor dizendo, não é, porque a conta não é feita. Nestas condições é fácil de imaginar que até um simples "2+2=?" fique sem resposta.

O que não deixa de ser curioso, dado que geralmente é a Ciência que mina a Fé, e não o inverso.