::segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Aguente-se

Por vezes pergunto-me como conseguem certas pessoas aguentar o que aguentam. Faz-me alguma confusão, talvez por não estar imbuído do mesmo espírito estóico, como se sujeitam a determinadas atitudes e comportamentos.

Não me refiro, claro, aquelas que não saberão que aguentam o que aguentam (e que não serão assim tão poucas quanto isso). Essas, na realidade e em termos práticos, não aguentam nada. "Santa ingenuidade" - como se costuma dizer.

Refiro-me às outras, às que não têm essa 'desculpa'. Às que têm a sorte (será?) da consciência. E que por isso aguentam mesmo.

Às outras nas quais, e pensando bem no assunto, me inlcuo. O que significa, pegando nas minhas palavras lá de cima, que eu próprio me faço confusão (serei um auto-confundido, portanto). E que se calhar até tenho algum do tal estoicismo que refiro.

Mas será mesmo isso? Não será antes masoquismo, ou pura e simples burrice?
Ou será outra coisa qualquer?

Seja o que for... aguente-se.