::sábado, abril 07, 2007

81

Oitenta e um foi o número de filiação do 2º grupo de (exploradores) Séniores a abir no 626 de Linda-a-Velha

Estávamos a iniciar o ano (escutista) de 87/88, se não me engano, quando se abriu o novo grupo para a faixa etária dos 14 aos 17, por forma a possibilitar a entrada de um conjunto numeroso de jovens 'do exterior' (em oposição aos que transitam da secção anterior).

Lembro-me que tanto eu como um dos meus compinchas da altura (e de hoje, ainda), que estávamos exactamente a efectuar essa passagem de secção, deixando para trás o magnífico 92 :), ainda ponderámos pedir para ser colocados no novo grupo, não só porque dois dos seus dirigentes/animadores eram nossos (ex)animadores dos Júniores (o João e a Patrícia), mas também porque a fama do Armando Miguel, chefe do outro grupo de Séniores (o primeiro e único 10) era um pouco... assustadora. Não o fizemos, e ainda bem (porque o 10 é o 10! :).

Devido a uma letra que 'se esqueceu' de se apresentar numa das nossas festas (de aniversário do 626 ou de promessas, não me lembro), o 81 passou a ser conhecido também pelo grupo dos 'Éniores'. Mais tarde, quando os Séniores passaram a ser denominados de Pioneiros (e os Júniores de Exploradores), o grupo manteve (de alguma forma) a alcunha, adoptando a designação de 'Ioneiros'.

Passados 11 ou 12 anos da sua criação (mais coisa menos coisa), e muitos empreendimentos/acampamentos/elementos depois, o 81 foi vítima de problema inverso aquele que levou à sua criação: o reduzido nº total de elementos na faixa etária dos Pioneiros no Agrupamento não justificava a manutenção de dois grupos distintos, pelo que, e como sempre acontece nestas coisas, se sacrificou o mais recente, libertando os respectivos animadores para ajudar noutras unidades/secções.

Ou seja, o 81... fechou.

Etiquetas: