::quarta-feira, julho 28, 2010

Qual Santini...

... qual quê!

Bons, bons, são os gelados 'semi-frios' ('lambecas', como são conhecidos por cá) da... do... da 'janela' à entrada da Praça do Município, na Vila Baleira!

Cada dia só tem cinco sabores diferentes, distribuídos por dois pares e um 'solo' - ontem, por exemplo, havia chocolate e groselha, morango e natas, e café - não combináveis entre si. Isto é, de um dado par ou comes uma baunilha (ou bolacha, como preferires, em copo, cone simples ou cone duplo) com os dois sabores, ou só com um deles, não havendo a possibilidade de misturar com um dos outros três.

Isto porque se trata de uma daquelas máquinas, assim... tipo... pões-a-baunilha-por baixo-da-'torneira'-puxas-a-manivela-para-baixo-tchhhhhhhh-rodas-para-dar-o-efeito-e-já-está, estás a ver?


Embora tenha sempre clientela a qualquer hora do dia, a tradição de comer o geladinho a seguir ao jantar faz com que às dez da noite a fila para estes gelados seja enorme, como se pode ver (ou não) na imagem seguinte (a fotografia foi tirada quase no fim da fila):


Toda a gente lá vai, equivalendo o não o fazer mais ou menos a 'ir a Roma e não ver o Papa'. Ontem, por exemplo, tínhamos atrás de nós na fila o casal Nuno Santos e Andreia >suspiro< do Vale (ambos da SIC). E talvez hoje encontremos o senhor presidente da Câmara de Lisboa, António Costa e a sua família, com quem nos cruzámos hoje de manhã num dos miradouros da ilha. ;-)