::terça-feira, setembro 21, 2004

Escuteiros

O 722
Descobri ontem que as duas pessoas a quem estou agora a dar formação sobre o PowerGate, no Hospital do Litoral Alentejano (Santiago do Cacém), também já foram escuteiros lá na terra. No Agrupamento 722, exactamente.

E como que a provar que este nosso mundo é realmente pequeno (como se precisasse de mais alguma prova), uma delas até já tinha acampado em Santo André com escuteiros de Linda-a-Velha. Ou Carnaxide. Não se lembrava muito bem de onde eram ao certo. Apenas que eram muitos. :)
Como os nossos caminheiros lá acamparam aqui há uns anos, até acredito que fossem efectivamente os nossos. Eventualmente nalguma actividade de âmbito mais alargado, com outros à mistura, não sei.
Até houve um deles (dos alentejanos) que veio trabalhar para a PSP de Miraflores, e que de vez em quando aparecia por ali, na Sede, para falar com os conhecidos.
Tu, que és mais 'recente' que eu, lembras-te dessa actividade?

O 626
Entretanto, 'cá por casa', demos início a um novo ciclo, com a eleição (finalmente) do novo Chefe de Agrupamento.
Bem sei que já foi na 6ª, mas o que é que queres? Não deu para escrever mais cedo.

O Carlos Moreira está, portanto, de volta ao leme deste nosso barco, impelido pelo mesmo espírito de serviço que sempre demonstrou ao longo dos anos, no Agrupamento e noutras paragens.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente, por estas ou por outras palavras, ainda bem para o 626. É uma combinação de 'amor à camisola' e dinamismo já algo difícil de encontrar.
Desta feita traz consigo algumas caras novas (nestas lides, pelo menos), com muita vontade e capacidade de 'fazer coisas'. Não que as caras antigas não as tivessem, mas sangue novo é sempre outra coisa.

Da apresentação das linhas gerais de orientação desta nova Direcção para os próximos três anos, gostei particularmente de ouvir que as coisas que se pretendem fazer não são apenas 'coisas bonitas', mas essencialmente 'coisas bem feitas'. Da preferência a dar ao conteúdo, em detrimento da forma, e do ênfase a colocar na qualidade das actividades (diminuindo, eventualmente, a sua quantidade).

E gostei porque acho (de há muitos anos) que, por vezes, e com cada vez mais frequência, nos esquecemos de que a forma não é um fim em si, mas apenas um meio de realçar o conteúdo. Na ânsia de conquistar os miúdos, e de encontrar os meios para o fazer, é fácil esquecer que o objectivo é o 'melhor', e que este nem sempre é sinónimo de 'mais'. E por isso, de tempos a tempos, é importante fazer uma pausa ou, pelo menos, desacelarar, para se avaliar e realinhar estratégias (se necessário).

Não concordas?

O Astro
Tentou aproveitar a pausa\desacelaração que foi o Verão, para avaliar a sua decisão e as razões que a motivaram, e tentar perceber de que forma é que poderia realinhar a sua 'estratégia', se fosse esse o caso. Porque, como podes (ou não) imaginar, não é fácil deixar este 'vício'.

E embora os motivos iniciais continuem todos presentes, o gosto e a necessidade (a minha, e não a do 626, que está muito bem servido) acabam, de facto, por se sobrepôr a alguns deles. Aos 'menos nobres', digamos assim.

Por esse motivo, comuniquei ao Carlos a minha vontade de permanecer no activo, e de ajudar no que me for possível. Num departamento, à partida, e não numa unidade, porque o mais certo de acontecer se estivesse a trabalhar directamente contigo (ou contigo, ou contigo :) e com os miúdos, era não conseguir dar menos que os 100%, e esquecer o 'resto'. E isso não posso, nem quero, fazer.
Vamos ver se consigo atingir um ponto de equilibrio.

Sou um troca-tintas, eu sei.
Ainda não é desta que te vês livre de mim. ;)
Mas já sabes: se precisares de alguma coisa... apita!

SAPS, DMV

Etiquetas: