::segunda-feira, outubro 17, 2005

Gone with the w...

...eek-end. Como sempre.

Começa na meia-noite do 3º Sábado de Outubro, e acaba à meia-noite da 2ª Feira seguinte, decorrendo durante todo esse fim-de-semana.

É (foi!) o JOTA/JOTI. E é assim em todo o mundo, incluindo o nosso cantinho do mesmo, em Linda-a-Velha. É certo que por cá já há algum tempo que não cumprimos o horário integral, ou sequer o 'objectivo integral', mas o que conta, e vai contando, é a intenção.

Jamboree. On The Air. On The Internet.
Encontro. Através das ondas do rádio, e/ou (mais recentemente) da internet.
Encontro de escuteiros, neste caso, e (mais ou menos) evidentemente.

Dado que somos cerca de 28 milhões, entre jovens e adultos, espalhados por 216 países e territórios (sendo que em apenas 6 países do mundo não existe qualquer tipo de movimento escutista: Andorra, Cuba, China, e outros que não me ocorrem de momento), é impossível realizarmos esse encontro presencialmente (seja com que periodicidade for), pelos motivos óbvios.

Esta impossibilidade, no entanto, e também obviamente, não é de hoje. Terá existido desde o início, ou pelo menos a partir do momento em que o Escutismo se aventurou para fora das fronteiras do Reino Unido.

Ainda assim, e com o intuito de aproximar um pouco os escuteiros de todo o mundo, desde 1920 que se realiza o Jamboree Mundial, uma actividade/acampamento onde se procura fazer o tal 'encontro presencial' com o nº de escuteiros possível, de quatro em quatro anos. O 1º foi em Londres, e reuniu cerca de 8000 escuteiros. O último foi em 2003, na Tailândia, onde estiveram presentes aproximadamente 30000. O próximo há-de ser em 2007 (ano do centenário do Escutismo), na Ilha de Brownsea, onde tudo começou em 1907.

Para todos os que não têm oportunidade de estar presentes nestes eventos (ou seja, para a esmagadora maioria), realiza-se desde 1956, e com periodicidade anual, o JOTA (com a sua variante, o JOTI, a aparecer há coisa de uma dezena de anos, se tanto), no qual participa um nº estimado de meio milhão de escuteiros.

Hoje em dia (como já referi o ano passado), com a tecnologia que 'todos' temos à disposição, que nos permite 'encontrar' qualquer pessoa, em qualquer lado, e a qualquer momento, esta actividade vai perdendo adeptos, à medida que perde igualmente um pouco do seu sentido e encanto.

Por Linda-a-Velha, no 626, vamos continuando a tentar manter a tradição, e a lutar por ser, cada vez mais, uma das excepções à regra. Para além de promovermos a utilização das referidas tecnologias como meio de contacto com escuteiros de outras partes (porque o facto de estar disponível não significa que seja utilizada nesse sentido), aproveitamos a data para realizar um 'encontro interno', de aproximação entre os nossos 200 escuteiros.

Este ano, e ao que sei, já conseguimos inverter um pouco a tendência dos últimos anos, tendo voltado a realizar alguns contactos via rádio para 'fora de portas', embora ainda muito longe dos nºs de outros tempos. Mas cá estaremos de novo para o ano, para ver como corre...

Etiquetas: