::sexta-feira, janeiro 27, 2006

PáraOeiras

Aqui há uns meses foi lançado um serviço de transporte na freguesia de Linda-a-Velha (a minha), que assegurava o transporte gratuito entre diversos pontos, ditos estratégicos, da localidade: o mercado, o centro de saúde, o lar, etc...

Tanto quanto sei, era um serviço utilizado essencialmente pela população idosa e em idade escolar (duas franjas distintas da população, atenção, não é população idosa em idade escolar).

Foi algo que, quando apareceu, me surpreendeu bastante pela positiva, e que considerei como sendo uma óptima iniciativa da Câmara (de Oeiras), julgando que se extendia às restantes freguesias do concelho.

Afinal, ao que parece, estava errado. Era algo que (para já, pelo menos) tinha sido implementado apenas em Linda-a-Velha.

E isso, aparentemente, não agradou ao senhor Isaltino (o tal, dos 'primos suíços', sim), que não compreende porque é que se há de "pôr a circular um autocarro gratuito em Linda-a-Velha e não em qualquer outra freguesia?", e tratou de mandar pôr fim ao projecto.

Dizem as más-línguas (pois sim) que o MoveOeiras chega ao fim porque Linda-a-Velha foi uma das poucas (3?) freguesias do concelho que manteve a 'côr política' anterior, aquela que o Sr.Presidente da Câmara outrora defendeu.

Se assim é ou não, não sei. Mas não posso deixar de lastimar a decisão. Até porque, como terá escrito o Presidente da Junta em carta aberta ao da Câmara, "em apenas seis meses de funcionamento, o MoveOeiras já transportou mais passageiros que o monocarril SATU em toda a sua existência e por um custo muito, muito inferior".

Enfim, betão (e respectivos 'betoneiros') a menos, talvez.