::quinta-feira, outubro 16, 2008

Bengalas - I

Lembro-me de ter assistido, quando entrei para a FCUL, a uma apresentação da Associação de Estudantes da mesma por parte do seu presidente em exercício na altura, um tipo magro, pequeno e barbudo, conhecido por Brotas (não sei se era apelido, se alcunha).

Para além da fama inerente ao cargo, o Brotas era também famoso pela utilização excessiva do 'pá': era rapaz para, em cada 5 palavras, utilizar 6 'pás'. Algo do género: "Pá caloiros pá vocês pá estão pá aqui pá hoje pá...". Quase uma variação da linguagem dos 'p', portanto (sa-pa-bem-pem do-po que-pe eu-peu es-pes-tou-pou a-pa fa-pa-lar-par).

Não me lembro do teor exacto daquilo de que nos foi falar ao anfiteatro, mas lembro-me da galhofa que foi tentar contabilizar o número exacto de 'pás' utilizados durante o discurso.

Esta coisa do Brotas com os 'pás', no entanto, não se encaixa bem no tema deste post, pois o 'pá' dele não era propriamente uma 'bengala verbal', mas algo mais próximo do tique nervoso. Ainda assim, apeteceu-me recordar aqui o episódio, e usá-lo em jeito de introdução...