::terça-feira, novembro 25, 2008

Os meus desenhos

Como sabes quem me conhece minimamente (um pouco mais que isso, vá), e como até já por aqui aludi, uma das coisas que mais gosto de fazer é desenhar.

'Rabiscar' talvez seja um termo mais correcto, pois raramente faço algo que considere ser digno do estatuto (mais elevado) de 'desenho'. Creio mesmo que desde a minha passagem pela Sociedade Nacional de Belas Artes - onde fiz o 1º ano do curso de Introdução ao Desenho, com a Ana Rita, em... 2000?, e do qual nasceram os dois quadros que tenho pendurados no corredor de entrada - nunca mais terei feito o que quer que seja que seja digno desse nome, no sentido de ser algo 'pensado', com 'pés e cabeça', e minimamente 'trabalhado'.

Geralmente são coisas feitas à pressa, sem grande cuidado ou preocupação, nalguma reunião (!), ou tempo morto no meio de qualquer coisa - como acontecia no meu 1º emprego (na Global) em que as compilações (processo de transformar o código 'legível' de um programa, em bits e bytes que os computadores entendem) levavam uns valentes minutos e me permitiram acumular um dossier inteiro dos ditos rabiscos (que ainda hoje guardo, ali no 'escritório') - por entre notas que se tomam, por cima uns dos outros, etc...

Curiosamente (ou talvez não), nunca fui grande aluno a Educação Visual (disciplina na qual tive a primeira das minhas (poucas) negativas), tendo ganho este gosto graças à Banda Desenhada. Não só à BD franco-belga (Asterix, Lucky Luke, Spirou, Michel Vaillant, etc.) que abundava lá por casa, mas também, e em particular, aos chamados 'comic books' norte-americanos (X-men, e afins).

E ainda que o sonho de me tornar 'artista de BD' já tenha adormecido de vez - graças tanto à consciência da falta de 'qualidade', como a um espírito mais... pragmático, digamos assim - o gosto pela 'arte' e o frequente 'descambar' para a 'rabisquice' mantém-se, como aliás o poderão atestar todos quantos comigo se cruzem comigo numa qualquer reunião (em que não seja muito interventivo), rabiscando normalmente sob a influência daquilo que li ou ando a ler, do que ando a jogar, do que vi recentemente no cinema ou na TV, etc.

Do último desses momentos 'propícios à coisa', por exemplo - o Indaba - saíram uns quantos pouco-mais-que-rabiscos, um dos quais já por aqui apresentei, sendo na sua maioria devaneios wowinfluenciados.

E esta conversa toda para quê?

Para dizer que decidi passar a apresentar aqui esses meus rabiscos, ou pelo menos aqueles que a minha falsa modéstia considere minimamente dignos de nota, quanto mais não seja por mais algum cuidado/tempo que tenha dispendido na sua concepção...

Etiquetas: