::sábado, setembro 03, 2011

Definição de...

... claudicar:

"claudicar - Conjugar
(latim claudico, -are)

v. intr.
1. Não ter firmeza em um dos pés. = COXEAR, MANCAR
2. [Figurado] Não ter firmeza numa ideia.idéia.ideia ou numa decisão. = VACILAR
3. Faltar um tanto ao cumprimento dos seus deveres.

v. tr.
4. [Portugal: Regionalismo] Segurar com alfinetes. = PREGAR";">
(fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)



Exemplo:

Tinha decidido aproveitar a IIª Caçada em Assis para, novamente, tentar largar o café, auxiliado que estaria nesse propósito pela maior dificuldade em arranjar o dito cujo em campo, e pela simples razão de tentar acabar com um dos meus vícios, que já nem sequer cumpria eficazmente o seu dever de me tirar o sono quando precisava, e que também não devia ajudar muito ao eventual desarranjo gastro-intestinal.

Em campo, no entanto, havia de tudo no bar/café do Hotel Fontemaggio: gelados (a 2€ quantas bolas de quaisquer sabores se aguentassem no cone ou copo), bolachas, massas, bebidas frescas... e café, pois claro.

Devido ao cansaço acumulado nalguns dos dias, a verdade é que acabei por adiar a decisão, reduzindo, contudo, o consumo ao mínimo dos mínimos. Creio que devo ter bebido apenas três ou quatro cafés durante os onze dias em Itália.

Cá chegado, retomei a ideia e durante o resto do mês de Agosto a única bica que tomei estava disfarçada num galão (ou seria 'meia de máquina'?), por sinal também exemplar único desde o regresso de Itália.

Ontem, helas!, claudiquei.
Isto é, vacilei, acabando mesmo por sucumbir ao chamamento da cafeína.

Foi depois do jantar em Montemor-o-novo com parte do 'contigente adulto' da actividade de Assis, durante o qual fiz acompanhar o bacalhau com natas e o porco preto com migas, com dois ou três copos de Couteiro Mor, e a sericá com ameixa d'Elvas (e o bolo de bolacha do Pedras Alvas) com um 'cheirinho' de licor de hortelã.

Não me dessem os 13,5% para dormir, e não tivesse a meu cargo a condução de volta a Lisboa de três dos convivas, e talvez tivesse resistido...