::quarta-feira, outubro 20, 2004

Cuidado!

"Tem cuidado com o que pedes aos Deuses, pois nunca se sabe quando é que eles podem
estar a ouvir"

Conheces esta frase, não conheces?
Pelo menos já ouviste algo assim do género, ainda que não exactamente com estas palavras, não?

E percebes o que significam? Já alguma vez as 'sentiste na pele'?
Isto é, já te aconteceu teres uma resposta ao tal pedido, mas sentires que chega completamente 'fora de tempo', ou sem qualquer forma de aviso prévio e que te apanha completamente desprevenido? Sentires que há alguém lá em cima que tem um péssimo sentido de oportunidade, que está mesmo a pregar-te uma partida ou que, no mínimo, está a tentar explicar-te, da pior forma possível, o significado da ironia?

Mais ou menos como a Alanis canta no 'Ironic':

"An old man turned ninety-eight,
He won the lottery and died the next day
...
It's meeting the man of your dreams,
And then meeting his beautiful wife"

Eu conheço alguém a quem já aconteceu. A ti, por exemplo.
E a um amigo de um primo de um dos meus colegas aqui da Step. :)

É no mínimo, e à falta de melhor palavra, confuso.
Por um lado tens aquela sensação de que vale realmente a pena lutar pelos teus sonhos, por mais 'loucos' que eles sejam, porque percebes que afinal eles até serão realizáveis. Aquilo que antes era '0%' transforma-se subitamente em '99%', e sentes que 'só te falta um bocadinho assim'.

Por outro lado, o '1%' que falta, e que parece tão pouco e 'ali tão perto', acaba por não se concretizar porque, lá está, é tarde demais ou não estás preparado.

E assim, apesar de descobrires que tem razão quem diz que não há impossíveis, quase que o preferias (ao impossível) àquilo que passas a ter: um 'possível' ou 'provável' ('altamente improvável').

Porque dependendo da força do teu sonho, e da tua vontade de o alcançar, essa possibilidade, essa probabilidade, por mínima que seja, poderá ser o suficiente para te empurrar em frente, nunca te deixar desistir e fazer com que continues sempre a tentar atingir o 'pleno'.

Dizias-me o outro dia, a propósito de um jogo de 'Settlers', que nunca se desiste.
O problema é que às vezes é preciso saber desistir. Conseguir desistir, melhor dizendo. Porque até mesmo os '99%' poderão ficar-se por aí e nunca passar a '100%'.

E porquê?
Porque nem sempre (ou será quase nunca?) a realização do teu sonho depende só de ti.
Muitas vezes não basta a tua força de vontade, a tua garra, o teu esforço.
Muitas vezes é necessária a tal 'estrelinha', a tal ponta de sorte, para que todos os factores se conjuguem. Eventualmente até o esforço e a vontade de outros. Que poderá não estar alinhada com a tua.

E nessa situação o 'possível' é muito mais frustrante que o seu oposto.
O stress de tentar alcançar aquele 1% que teima em não chegar é muito pior, e muito mais prejudicial, do que o 'não-stress' de pura e simplesmente não acreditar e não tentar. Até te pode dar para ficares doente, perderes peso (e de forma bem mais eficaz que com certas dietas e\ou produtos ;), etc...

Ou seja, e voltando às músicas, estás naquele momento de que falava a Whitney Houston...

"Give me one moment in time
When I'm more than I thought I could be
When all of my dreams
Are a heart beat away
And the answers are all up to me"

... mas nem tudo está "up to you".

Olha, ela é que foi esperta e soube pedir: o tal momento, os tais 99%, mas com a condição do 1% restante só depender dela e de mais ninguém.

Ainda assim, tenta sempre. You never know what you gonna get!