::terça-feira, janeiro 25, 2005

Wake-up call

Na 5ª feira passada deu na TV o "Grande Lebowsky", dos irmãos Cohen.

Jeff Bridges, John Goodman, Steve Buscemi, Julianne Moore, e mais uns quantos conhecidos.

É um filme muito giro, muito divertido, com uma saudável dose de loucura e 'nonsense'. Daqueles obrigatórios.

Como estava meio de molho, apreveitei para rever.
Neste filme o Jeff Bridges interpreta o papel de um hippie quarentão, 'the Dude', que leva tudo nas calmas e cujos principais prazeres na vida são jogar bowling e fumar umas ganzas.

A meio do filme, numa das suas trips, 'the Dude' imagina-se a voar sobre a cidade atrás de uma rapariga que se lhe escapa num tapete voador (tudo isto tem um significado, mas para isso é melhor veres o filme).
A certa altura, em pleno vôo, e como só poderia acontecer num sonho/alucinação, surge-lhe na mão uma bola de bowling que o deixa maravilhado. Deixa-o também, e infelizmente para ele, mais pesado, interrompendo-lhe bruscamente o vôo e projectando-o a toda a velocidade para o chão, numa cena típica de desenho animado.

Ao chegar ao chão, o sonho é interrompido e 'the Dude' acorda para a dura realidade.

É mais ou menos assim que me sinto.
Como se tivesse dado a tal queda, com se tivesse sido arrancado bruscamente a um sonho e a realidade me tivesse atingido com toda a força.
Acho que é daqui que vem a 'neura'.

Não sei bem quando é que aconteceu.
Tenho ideia que começou quando fomos ver o 'Jantar de idiotas', na 4ª feira passada, possivelmente de boleia com a gripe que já estava meio domada e que ganhou forças com o frio dessa noite (não devia ter ido, eu sei, mas...).

Penso que é algo que deve acontecer ocasionalmente a todos quantos passam muito tempo com a 'cabeça na lua'. Até mesmo a Aquarianos de gema. Ou sobretudo a esses.

É algo quase imperceptivel, tipo aquele efeito de 'deja vu' no Matrix (o 1º!), e que te diz que há algo que não está correcto. Que há algo que não estás a fazer bem.

É o vento que sopra com um pouco mais de força e desfaz as formas que desenhavas nas nuvens. É aquela onda que chega um pouco mais longe que as outras e atinge as paredes do castelo que se erguia à beira-mar, começando a 'derretê-lo'.

É a realidade a bater à porta, e a dizer "Olá cá estou eu. Não te esqueças de mim, ok? Vê lá o que é que andas a fazer."

E quando isso acontece, o sonhador acabado de acordar olha ao seu redor, retrai-se e fica... neurótico?
:)

Se calhar.
Mas só até começar a sonhar de novo.