::sexta-feira, fevereiro 18, 2005

6ª Feira

Último dia da campanha eleitoral para as eleições legislativas de dia 20, no próximo Domingo.

JÁ depois de amanhã, portanto.

Sabias que só na 3ª Feira à noite é que me apercebi deste facto?
De que as eleições, o tal dia 20 de Fevereiro de que se fala há tanto tempo, estava mesmo 'à porta', a menos de uma semana?

Pois é, andava um pouco perdido no calendário. Neste e noutros assuntos, para ser franco. Mas acho que já me orientei. Acho.

No que toca a este assunto em particular, e apesar de concordar contigo quando dizes que já 'politiquei' demasiado este meu sítio (até porque não é, de facto, matéria que me agrade por aí além), aqui fica um último post.

Com uma dúvida e duas sugestões.

Votos

Um dia destes, alguém (o meu pai?) sugeria em conversa que o voto mais útil para o país acabava por ser o voto em branco.

Isto porque cada voto num partido é traduzido numa determinada quantia que é entregue pelo Estado a esse mesmo partido, em jeito de contribuição/apoio.

Ou seja, ao votar em branco poupamos dinheiro ao Estado.
Que é como quem diz: a nós, que o 'financiamos'.

Sabes se isto é mm assim?
Também já ouvi dizer (a ti?), entretanto, que com a abstenção e com os votos nulos isto já não será bem assim. Que também entrarão, de alguma forma, nos cálculos do 'subsídio' a atribuir a cada partido.

É 'triste', eu sei, e indiciador de qualquer coisa, mas a realidade é que ao fim de 13 anos de participação em actos eleitorais não sei mesmo como é que esta coisa funciona.

E tu, sabes?
Queres explicar-me?

Pelo sim, pelo não, se estavas a pensar não ir votar, ou em fazer uns rabiscos no boletim de voto, pensa melhor.

Vai lá à escola, ao centro de saúde, ou onde quer que seja a tua mesa de voto, e, à falta de melhor, mete o boletim na urna tal como ele veio ao mundo.


Indeciso?

Estás?
Ainda não decidiste em quem votar?
Não te consegues definir 'politicamente'?

Se for esse o teu caso então dá um pulinho a este site.

É um pequeno 'teste' disponibilizado pelo Público, que tenta determinar qual a tua orientação política, com base nas respostas que dás às perguntas que te vão sendo colocadas.

Eu já fiz o teste e o meu resultado foi o seguinte:

Esquerda / Direita: -4.38
Libertarianismo / Autoritarismo : -3.28

Isto é acompanhado de um gráfico, no qual são apresentados os dois eixos, bem como a tua posição em relação aos mesmos, mas infelizmente não me foi (ainda) possível colocar aqui a imagem.

Os valores apresentados referem-se a uma escala de -10 a 10, em ambos os eixos, tendo o 0 como ponto central. O que pode dar azo a leituras do tipo 'ser de esquerda é negativo', e 'quanto mais autoritário melhor', etc., mas não creio que fosse essa a intenção.

Bom, de acordo com o resultado do meu teste, eu serei um tipo de 'esquerdista libertário'. Será? Não sei, talvez. Mas espero que possamos continuar a ser amigos... ;)

Se fizeres o teste, e estiveres para aí virado, deixa-nos aqui o teu resultado.

Entretanto, aqui fica o obrigado à mana pelo link. :)


Banda sonora

Para toda a campanha, não só para este seu último dia.

E para a vida, também.

"Don't make promises you can't keep"
(Paul Weller)

Ouvidas hoje, música e sugestão, na Radar. Claro.