::segunda-feira, março 07, 2005

Contagem decrescente

Mais uma.
Para mais um ACAGRUP, desta feita.

Descodificando para quem não está habituado a estas coisas, para mais um ACampamento de AGRUPamento (do 626 de Linda-a-Velha, pois está claro).

É já daqui a (menos de) 15 dias, de 19 a 24 de Março.

Que é como quem diz: aí vêm duas semanitas com uma carga de "stress" adicional, para garantir que está tudo pronto a tempo e horas.

E este "tudo", da parte que me toca a mim ao Zé Pedro e ao Shaleira (o triunvirato das actividades gerais), quer dizer:

- Cerimónia de abertura (no Sábado)
- Grande jogo de agrupamento (na 3ª)
- Pista de obstáculos (na 4ª?)
- Fogo de Conselho e cerimónia de encerramento (na 4ª à noite)

Á conta disto, voltámos neste Sábado (dia 5) ao local do acampamento, em Pedrogão, no sopé da Serra d'Aire (a meia dúzia de quilómetros de Torres Novas), para efectuar um 'reconhecimento' adicional, obter mais informações sobre eventuais pontos de interesse, confirmar contactos, etc...

Foi mais um dia bem passado (na companhia de parte da equipe de animação dos pioneiros, que também lá estiveram a tratar das coisas deles) e também bastante produtivo. Voltámos cheios de ideias, que já estamos a trabalhar, e com as linhas gerais traçadas. Só faltam mesmo os pormenores e os finalmentes. Só! Para duas semanas que não hão-de estar aliviadas dos 'stresses normais' do dia-a-dia (sim, porque as férias são mesmo só para a semana do acampamento).

Mas quem corre por gosto não cansa, como se diz, e nós não só gostamos como estamos habituados. Talvez pudessemos ter começado mais cedo (tenho as minhas dúvidas, da forma que isto tem andado) e talvez não seja exactamente um 'walk in the park', como dizem os outros, mas... não há-de ser nada!

Havemos de ter, com certeza, nós e as restantes equipes (de cada uma das secções e da intendência), tudo em ordem e pronto para arrancar no dia 19.

E o 'ACATRIBOS - MATAQUIANZU' há-de ser o sucesso que todos pretendemos que seja, e mais um marco na vida escutista de cada um dos participantes.

Como? Queres que descodifique novamente? O quê?
Ah, o 'ACATRIBOS - MATAQUIANZU'?

Desculpa, esqueci-me desse pormenor.
Todos os acampamentos são (ou deviam ser) subordinados a um tema e/ou imaginário, que servem de fio condutor (e unificador) de todas as actividades realizadas, bem como da própria 'decoração' do espaço e caracterização dos elementos.

Tivemos 'Os Romanos' em 2002, quando acampámos na Ammaia (ACAMMAIA).
A 'Atlântida' quando fomos aos Açores em 2003 (ACATLANTIS).
E por aí adiante.

Este ano o tema é o 'regresso às origens' (do escutismo), e o imaginário é o encontro das tribos com as quais B.P. travou conhecimento (e se travou de razões), durante os seus anos de tropa em África: os Quicuios, os Zulus, os Ashantis e os Matabeles.

Daí o nome do acampamento: ACATRIBOS - MATAQUIANZU (resultando este último, e de alguma forma, da aglutinação das 'iniciais' dos nomes de cada uma das tribos).

De onde surgiu a ideia, não sei bem.
Mas penso que terá sido da descoberta desta velha foto de B.P., por entre o 'espólio documental' do Agrupamento.

:)

Etiquetas: