::quinta-feira, maio 26, 2005

Indaba

"Termo Zulu para 'tópico'."
"Reunião para discutir um assunto importante. "
"Espaço de discussão e debate."

Se nunca tinhas ouvido falar do termo é bem provável que não sejas escuteiro/a.
Digo 'provável', e não 'certo', porque admito, embora estranhe, a existência de escuteiros (com idade para andar por aqui a ler estas coisas) que, tal como tu, também nunca tenham ouvido falar no assunto.

Já sabes, portanto, que é de coisas de escuteiros que trata este post. Podes passar ao próximo, se quiseres ;)

Não sendo propriamente Zulus, mas tendo o nosso fundador ido beber algumas coisas à sua cultura, nós, 'lá nos escuteiros', também temos/fazemos Indabas.

São actividades/encontros/momentos só para animadores (no kids allowed), ora de reflexão e de discussão, ora de formação, ora de simples e necessário convívio e relax.

Por regra, no 626, fazemos um por ano, por volta desta altura. Chegamos sempre à conclusão de que devíamos fazer mais, mas raramente conseguimos (o tempo, afinal, não estica tanto quanto desejaríamos).

O deste ano já foi, no passado fim-de-semana, em Portalegre, e foi um bocadinho de tudo.
Convívio, que acaba sempre por ser; formação, que nem sempre acontece, mas que faz muita falta a quem anda nestas coisas de 'formação de jovens'; discussão (que também aparece sempre :) e avaliação do nosso 'estado da nação'.

Dada a distância e as horas a mais que perdemos perdidos no trânsito (para lá), o tempo disponível acabou por não ser suficiente para se cumprirem todos os objectivos, em particular na área da formação e da discussão/avaliação que nos propunhamos a fazer.

Conseguimos, ainda assim, cumprir o essencial: avaliar o momento actual do agrupamento, identificar aqueles que consideramos serem os seus principais problemas, e lançar aquilo que esperamos serem as bases para a mudança. E conviver, claro está! :)

Podia aprofundar um pouco mais o tema, mas não o vou fazer.
Para terminar, vou ficar-me apenas pelo 'foi um fim-de-semana muito bem passado, produtivo um pouco mais que q.b., na minha opinião'.

Porque tu que me lês e lá estiveste, já sabes tudo o que há para saber.
Porque tu que lá devias ter estado e não estiveste, também não estás por cá a ler(-me).
E porque tu, a quem tudo isto passa completamente ao lado... bem, não queres mesmo saber.

Mas que devíamos fazer pelo menos mais um por ano... ai isso devíamos!

Etiquetas: