::segunda-feira, abril 07, 2008

Surf's up

Na realidade, e pelo menos no que a mim toca, esteve mais down que up, mas como eu não sou de desistir à primeira (e nalgumas coisas nem à 2ª ou 3ª ou n-ésima) lá estarei novamente para continuar a tentar o 'salto prá prancha' (é que nem os termos 'técnicos' apanhei), no próximo Domingo.

"Como assim 'novamente... no próximo Domingo'?"

Ah, pois... tu não sabes da cena...

Bom, acontece que iniciei ontem um curso (em 4 sessões) de iniciação ao Surf, dinamizado pelos novos donos do 'Bar da Ponte', na Praia da Mata (Costa de Caparica), que acontece serem amigos de um dos meus home-boys de longa data.

Éramos 14 no total (houve 3 que se baldaram, pelas mais variadas razões, entre as quais um 'esquecimento'), o que já fazia um crowd jeitoso, a esmagadora maioria (13?) já para lá dos 30, todos à procura, quiçá, de alguma radicalidade perdida. :)

Distribuídos os fatos e as pranchas (de acordo com as alturas e barrigas de cada um), lá nos aproximámos da água, para escutar com atenção as regras básicas da coisa, tendo treinado um pouco em seco o tal salto.

E depois de treinar e de aquecer (o mínimo indispensável de ambos) lá fomos nós para a água, que apresentava um set jeitoso de marrecas, ideal, parece-me, para iniciados como nós.

Ainda estivemos... o quê? 1h30m/2h dentro de água, numa primeira fase apenas a treinar a elevação do tronco ao apanhar a onda (foi aí que descobri que tinha deixado os braços em casa, ou pelo menos os músculos dos mesmos), e depois então a tentar a elevação e consequente 'aguenta, não cai'.

Claro que no meu caso, das muito poucas vezes que me consegui levantar, não aguentei nada e caí logo, numa belíssima (e acredito que cómica) demonstração de wipes, vacas e caldos!

Enfim... ainda não será desta que descubro a minha vocação para os desportos radicais, certamente, mas hei-de conseguir, pelo menos, o tal '1 segundo' em pé na prancha!

Isso antes de beber a deliciosa sangria de frutos silvestres que servem lá no 'Bar da Ponte', claro. Depois de um copinho ou dois (acompanhados de uma caipirinha ou duas) a coisa deve correr bem bem pior... ;-)