::domingo, outubro 19, 2008

Bengalas - II

Pois que me lembrei de criar uma 'rúbrica' (dá outro ar à coisa, este termo; um ar mais sério, talvez) aqui no sítio dedicado às 'bengalas verbais' que vou descobrindo nas pessoas com quem lido no dia-a-dia, e que é algo que me 'fascina' verdadeiramente.

Não me refiro tanto aos batidos 'portanto', 'então, vá' ou 'pronto' (com ou sem 's'), entre outros, mas mais aquelas palavras ou expressões que, em conversa, nos apercebemos terem encontrado recentemente um lugar especial no léxico de quem delas faz uso (abusivo, na maioria das vezes).

Também terei as minhas, certamente, mas tal como imagino que aconteça á maioria das pessoas, também eu mal me devo aperceber do seu uso (e, em especial, do seu abuso), a partir do momento em que as assimilo e integro no meu discurso.

Deixo para ti o 'desafio' de mas descobrires e assinalares, se para aí estiveres virado/a.

Sem mais demoras, aqui fica a 'bengala da semana' (curiosamente, uma palavra inexistente!):

Taxatoriamente