::sexta-feira, janeiro 09, 2009

Deflação

Há quem diga - o sr. Trichet, por exemplo, e se não estou em erro - que a UE não corre o risco de entrar num cenário de deflação no curto/médio prazo, mas eu estou em crer que essa figura tão temida já chegou ao nosso país.

Baseio esta crença na minha experiência pessoal dos últimos dias, no café Pelanetário (com 'e', sim, num daqueles 'papéis oficiais' afixados no estabelecimento), ali numa das esquinas descendentes da Rua Dom Lourenço de Almeida (que liga o Restelo ao CCB), onde mais ou menos todos os dias, e depois de deixar o B na escola, tomo a minha 'meia de leite'.

Já lá vou há uns bons meses, o casal que me atende é sempre o mesmo, assim como a rotina:

- Ora então, um cafézinho, não é?
- Er... não, uma meia de leite, por favor. >SLURP< Quanto é?
- 90 cêntimos, se fizer favor.
- Obrigado, até amanhã.
- Até amanhã, se Deus quiser.

Esta semana, que é como quem diz este ano, e das três vezes que lá fui, essa 'mesma' meia de leite teve 3 preços distintos:

- 1 euro, na 3ª feira
- 95 cêntimos, na 4ª
- 90 cêntimos, na 5ª

Ao que percebo (e não é muito, de facto), é a isto que se chama deflação.
Ou não?

(sim, eu sei, será mais um caso de distração/confusão e/ou inflacção-ainda-não-interiorizada que outra coisa).