::sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Entorpecido

"adj.,
caído em torpor;
amodorrado;
adormecido, adormentado."

Torpor:
"do Lat. torpore

s. m.,
estado de inactividade física e mental que não chega ao sono e que caracteriza certas doenças;
entorpecimento;
indiferença ou inércia moral."

É... é mais ou menos isto... é algo deste género que me tem andado a apanhar o espírito, a roubar-me a vontade de escrever, de ler (que o diga o 6º volume das 'Crónicas do Gelo e do Fogo', que está a esperar na estante como nenhum antes dele o fez), e até - pasme-se! - de jogar(não é que nos últimos tempos, mesmo com vontade, ande a fazer muito disto, mas... não deixa de ser sintomático).

Não está na origem desta dormência qualquer doença, física ou mental - embora aqui, admito, as opiniões possam divergir - mas mais um abatimento do espírito em si, no sentido em que o considero algo distinto da mente, que vive num plano próprio, separado dos outros dois.

E isto, eu sei, é apenas mais um sintoma, não a causa. Essa, no entanto, não é para aqui chamada. Pelo menos para ser exposta assim, à descarada, de forma directa...

Mas... prontoS... ainda que não seja propriamente um 'guerreiro da luz' (guerreiro ainda vá que não vá, mas a ser de alguma coisa talvez seja mais do lusco-fusco), não deixo de ser teimoso, nem de lutar por aquilo em que acredito (ainda que muitas vezes sinta que o faço sozinho), pelo que tenho que fazer por sair deste torpor e devolver alguma normalidade (sempre relativa, e contextualizada) ao dia-a-dia.

Verdade seja dita que não ando completamente amorfo em relação a tudo, não tendo deixado de trabalhar (antes pelo contrário, com alguns prazos a apertar), nem de 'escutar' (acantonamento de Alcateia no fim-de-semana passado, e de guias/sub-guias do Núcleo neste).

E enquanto se poderá dizer que estas duas actividades, por entrarem no capítulo das obrigações (uma mais que a outra, claro), dificilmente seriam 'adormecíveis', outra há que é 'puro prazer' e que tem andado em níveis considerados aceitáveis (mas não bons): a das idas ao cinema.

Ainda nesta semana, por exemplo, fui ver estes dois, ambos recomendados, e apresentados por ordem decrescente de preferência: