::quinta-feira, janeiro 21, 2010

Desbloqueador de conversa

Estava a sair da agência do BPI - onde, apesar da hora, consegui que alguém me explicasse que seria provavelmente devido a uma falha de comunicação com a SIBS que não estava a conseguir com que nenhum dos multibancos da rua me aceitasse o cartão - quando o vi, a debater-se com o mesmo problema num dos terminais.

Era um tipo que tinha sido meu colega na Link, embora doutra unidade, e que fazia parte do grupo com quem costumava jogar à bola nessa altura, uma ou duas vezes por semana. Tinha passado por ele aqui há uns tempos, não me lembro exactamente onde, sem que lhe tivesse falado, por não estar bem a ver quem seria. O clique só chegou mais tarde.

Desta vez, no entanto, não perdi a oportunidade. Dirigi-me a ele, que se debatia ainda com o multibanco, e informei:

- É um problema de comunicação com a SIBS, não vale a pena.
- Ai é? Está bem, obrigado. Er... espera aí, de onde é que eu te conheço?
- Da Link, se não me engano - estendi-lhe a mão - mas já não me lembro do teu nome, confesso.
- Matos. P... Matos.
- Isso. Exactamente. Costumávamos jogar à bola.
- Ah... certo, pois era.
- Então, estás bom? Ainda na Link? Eras da equipa de Java, não era?

Era da equipa de Java, sim. No tempo em que eu ainda não trabalhava com essas coisas, mas já não estava na Link há alguns anos.

- Estou na Nokia Siemens, agora, também num projecto com Java. Então e tu?

Falava-lhe por alto da Step, daquilo que fazemos, e das tecnologias com que trabalhamos, quando ele pergunta:

- Lembras-te do Martins?

Lembrava-me, sim, mais ou menos.

- Acho que sim. Era um tipo assim magro, de barba? Também jogava à bola connosco.
- Sim, esse mesmo. Suicidou-se aqui há dois anos.
- Ah...
- Estava sob imensa pressão. Na Novabase. Já sabes como são esses fdp, e...

E lá continuou a desfiar o assunto, de olhar meio esgazeado, indo ao pormenor de me explicar como é que a 'coisa' tinha sucedido ("de forma particularmente violenta" que eu não vou descrever por aqui)...