::segunda-feira, setembro 12, 2011

5D

Hoje o B recomeçou as aulas, e começou um novo ciclo da escolaridade obrigatória. O segundo, ao qual 'no meu tempo' se chamava de Preparatório.

Sendo um novo ciclo, e estando ele mais ou menos consciente das mudanças que o mesmo implica, estava compreensivelmente nervoso esta manhã ao chegar à escola, especialmente quando percebeu que as turmas (quatro, as do quinto ano) iam ser anunciadas com a chamada de cada um dos respectivos alunos, um a um, perante um auditório (ginásio, na realidade) cheio de gente.

Mas o nervoso era apenas miudinho, e deve ter desaparecido (ou quase) quando percebeu que a nova turma é na realidade a antiga, subtraída dos (três) coleguinhas que mudaram de escola (uma para os Salesianos, um para o Colégio Militar, e outra para a Amélia Rey Colaço).

A tão falada (e temida?) redistribuição das turmas do quarto ano acabou por não acontecer (não com a turma dele, pelo menos) pelo que essa mudança, de turma/colegas, também não!

Outra mudança, a da farda - do cinzento, branco e verde, para o azul e branco - deverá ser a mais simples de digerir, a par (ao que parece, e pelo que ele já contou do dia de hoje) da mudança na hora de almoço: se na primária (perdão, primeiro ciclo) eram servidos à mesa, agora são eles que vão buscar o almoço e até podem dizer se querem muito ou pouco de cada coisa! Estava fascinado!

Uma mudança mais complicada deve ser a do horário, a passagem de uma única professora para várias/os: português, matemática, história, etc.

Se bem que ele antes já tinha, para além da Profª L, o professor de ginástica, a de música, a de informática, a de inglês e a de catequese, pelo que esta talvez não seja uma mudança tão complicada quanto isso, afinal! :-)

Já a mudança no grau de exigência, essa sim, vai obrigá-lo a mudar também um pouco os seus hábitos, sem dúvida. E os do pai, também...

Etiquetas: