::sexta-feira, julho 16, 2004

Invisibilidade

Aqui vos deixo um resumo de um artigo que encontrei na conceituada revista 'AppfelStrudêllScience':

"Sendo geralmente associada aos domínios da fantasia e da ficção-científica, a invisibilidade é algo que está,  no entanto,  ao alcance de todos.
 (...)
Com efeito, a capacidade de nos tornarmos invisíveis perante outros, ou até mesmo (mas mais difícil) de tornarmos outros invisiveis para nós, é algo que poderá ser conseguido, com maior ou menor dificuldade, através do domínio e aplicação de determinadas teorias da Física e Relação Intra-Pessoal!
 (...)
Na base das técnicas atrás referidas encontramos então os dois Princípios Fundamentais da Invisibilidade:

 - O princípio da "impresença física", que basicamente nos diz que se alguém não está no mesmo local físico de outro acaba assim por adquirir um certo estado de invisibilidade em relação a este, e vice-versa. Um princípio ao qual alude, embora de forma periférica e aplicada mais ao campo da inaudabilidade, a célebre questão "Se uma àrvore cai na floresta e ninguém o presencia, fará barulho ao cair?".
 - O princípio da estereovisão, muito aplicado no desenvolvimento dos outrora populares estereogramas, que define a capacidade de desfocar um qualquer elemento no espaço (através da concentração noutros elementos), retirando-o por completo do campo de visão e tornando-o assim, de certa forma, invisível.
 (...)
Seguindo a tradição desta publicação de manter um distanciamento saudável em relação à Ciência (nas suas mais diversas vertentes, e da qual pretende ser apenas um imparcial meio de divulgação), não podemos terminar este artigo sem deixar de alertar o leitor para os malefícios sociopsicoemocionais que poderão advir da incorrecta e irresponsável manipulação da invisibilidade."

E esta, hein?