::segunda-feira, agosto 30, 2004

Good moves

Queria ter ido ontem ou hoje ver algum, mas por motivos vários acabei por não ir.
Um deles é o facto de não estar em exibição nenhum filme que esteja com muita vontade de ir ver.

Talvez o 'Godsend', com o Robert de Niro, um drama\thriller sobre clonagem, tanto quanto percebi.
Talvez o 'Spartan', do Mamet, outro thriller, desta feita policial ou de espionagem, com o Val kilmer.
Ou ainda o 'Garfield', que deve dispensar apresentações.

Mas para nenhum deles 'muita vontade de ir ver'.

Estive quase para ir ver o 'Riddick', confesso.
Mas contive-me a tempo.

Do que vem aí... só mesmo o 'I, robot', um clássico da Ficção Científica, e uma lacuna na minha biblioteca pessoal.

A semana passada fui ver o desconhecido (para mim) 'Intermission', um filme irlandês (?) com algumas caras conhecidas, entre as quais a do Collin Farrell e a da Emma Bolger (durante 5 segundos, talvez).

Quem? Herege! A Ariel, do 'Na América'.
Não viste? Herege!
'Na América'... merece um post só para si.
E há-de o ter, um dia destes.

"Intermission - Uma história sobre pessoas à deriva e a sua incessante busca por alguma forma de amor"

Uma verdadeira surpresa. Uma boa surpresa.
Muito giro. Vai ver, vale a pena. Acho que só está no Quarteto (ainda?).

Já o "Rei Artur", o mais recente filme sobre a lenda Arturiana, foi há... 2 semanas?
Foi, não foi? Mais ou menos, sim.

Se calhar já o tinhas percebido por um dos posts anteriores, não?
Aquele sobre o meu 2º nome.
'Artur' para aqui, 'Guinevere' para lá, 'Lancelot' pelo meio, etc...

Apesar de não ser 'nada de especial', gostei bastante do filme (lá está, bastante e não muito). Tem a vantagem, em relação aos seus diversos antecessores, de se aproximar mais da (aparente) realidade histórica.

Vantagem porque, e por muito que goste (e gosto) da lenda do Rei Artur, a certa altura já estava a enjoar de tantas variações sobre o tema tão pouco... variadas!

Este apresenta uma visão mais terra-a-terra, removendo os aspectos do fantástico e do sobrenatural, e reduzindo a importância do (eterno) triângulo amoroso, e dando-nos uma versão mais correcta (dizem eles) do que poderá ter sido o verdadeiro Artur, unificador do povo bretão na luta contra o invasor saxão.

É uma lufada de ar fresco no tema.
Um pouco como as 'Crónicas do senhor da guerra' o foram na literatura, talvez.

Antes disso, acho que só o 'Primavera, Verão, Outono, Inverno... Primavera', também no Quarteto.
Não conheces, não é?
Pois, compreendo-te. É coreano. Acho eu...
Não está mau. É bonito e tal, mas... há quem diga que adormeci na 2ª Primavera.
Não é completamente verdade. Mas também não é completamente falso.
Bom, não ajudou o facto de ter chegado do ACAREG na véspera, percebes?
Mas gostei. A sério.

"A luxúria cria o sentimento de posse. E este desperta a vontade de matar."

É o que o velho monge\santo diz ao seu jovem discípulo a certa altura do filme.
Estava atento, vês?

Etiquetas: