::terça-feira, agosto 10, 2004

No 11

Voltei hoje, após uma semana e pouco de interrupção, à carreira nº11 da Vimeca, que faz o percurso entre Linda-a-Velha e o Marquês do Pombal, e que reúne muitas das minhas 7 razões para andar de transportes públicos.

E sem os inconvenientes que tu, anónimo, referias no teu comentário ao mesmo post.

O lugar sentado é garantido, pois a "minha" paragem, que fica a 10 metros da porta de casa, é a 2ª do sentido LaV-Lisboa. A leitura e/ou soneca estão assim também aseguradas.

Ter alguém a implicar comigo é coisa que nunca aconteceu. De manhã, a maioria das pessoas ainda está praticamente a dormir, e a eventual rezinguice que daí possa advir acaba por ser vencida pelo sono.
Digo eu, que vou sentadinho cá atrás, a bater confortavelmente com a cabeça contra a janela, ou a ler descansadinho o meu livro\manual.
Se fosse lá à frente, no meio da maralha, deparar-me-ia com maior facilidade com esse tipo de situações, provavelmente.
Já ao fim do dia... está-se cansado, mais irritadiço, com pressa de chegar a casa...
Não comento. Mas também nunca aconteceu.

Á hora que vou para Lisboa, algures entre as 7h30 e as 8h, o percurso demora cerca de 20-30 minutos a fazer. Mais ou menos o mesmo que demora ao voltar, pelas 19h30, 20h, 20h30, 21h... Rápido, portanto. Sem stress.

Quanto às caras larocas e ao hipotético camafeu, devo dizer-te que também aí as probabilidades jogam a meu favor.
Provavelmente nunca reparaste, quer porque não andas de transportes públicos, ou porque este é mais um daqueles pormenores que te passam ao lado, mas a maioria dos passageiros é - surpresa! - do "sexo fraco" (pois sim!).
A percentagem varia de acordo com a hora do dia, mas creio não me enganar muito se disser que, em média, constituem cerca de 2/3 do total de passageiros.
E olha que estão cada vez mais bonitas.
Mas nisso também tu já deves ter reparado.