::sexta-feira, dezembro 10, 2004

Indiana Cage

Pois é, se já estás com saudades do personagem interpretado pelo Harrison Ford, e não te sentes capaz de suportar a espera pela 4ª aventura cinematográfica do filho do professor Jones, o melhor que tens a fazer é dares um pulinho até a um cinema perto de ti para veres o 'National Treasure' ('O tesouro', em português), com o Nicholas Cage no principal papel.

Este filme, com a sua caça ao tesouro, a sua sociedade 'secreta', os seus códigos e os 'jogos de pistas', também é para ti, que devoraste e adoraste o 'Código DaVinci', e que também estás em pulgas pela sua adaptação ao cinema. O tesouro procurado, não sendo o mesmo, até é dos mesmos senhores e tudo, vê lá tu: os Templários.

(Não vais encontrar neste filme, no entanto, aquele que é para mim o principal factor de sucesso do 'Código': o questionar e 'desmascarar' dos princípios e dogmas da Igreja Cristã. Mas isso talvez fique para outro post.)

Este é assumidamente um filme de 'aventuras', com bastante acção, misturada com supense e humor q.b., umas pitadinhas (pequenitas, mas inevitáveis) de romance e, claro, alguma 'coltura' sobre parte da história dos Estados Unidos da América, não girasse a trama à volta volta de um mapa de tesouro escondido no verso da Declaração da Independência (o documento) dos ditos estados.

Claro que é uma filme 'à amaricana', com muitas bandeiras ao vento (ou penduradas na parede), e uma autêntica celebração da fundação e dos fundadores dos EUA, à qual a própria escolha do nome do protagonista não é de todo alheia: Benjamin Franklin Gates. Enquanto que não estranho a escolha do(s) nome(s) próprio(s), pois faz todo o sentido no contexto da história, não deixo de achar curioso o apelido da família ancestral. Um piscar d'olho, talvez, a um dos 'fazedores' da América dos nossos dias.

Para além do Sr.Cage (que está lá no topo da lista dos meus actores favoritos), vais reencontrar na tela os veteranos Harvey Keitel (d'O Piano', entre outros), John Voight (que pelos vistos tem jeito para 'pai de aventureiros\caçadores de tesouros') e Cristopher Plummer (que se vai logo embora, talvez por estarmos na época do 'Música no Coração' e ter muitas solicitações).

A acompanhar o heroi nas suas correrias está a belíssima (e eu que nem gosto de loiras!) Diane Kruger, que hás-de ter visto como Helena de\o 'Tróia'. Do outro lado do ringue está o Sean Bean, numa adaptação aos tempos modernos do 'seu' Boromir do 'LotR' (mais ou menos).

Agarra? Sim.
Diverte? Sim.
Dá que pensar? Eh!
Entretém? Sim.
Vale a pena? Sim. Há formas bem piores de gastar 5€.