::segunda-feira, abril 25, 2005

31 anos

Mais um aniversário, é verdade.

Desta feita de ninguém em particular, mas de algo que, com certeza, nos diz algo a todos (muito a alguns, pouco a outros), e que todos celebramos (à excepção, talvez, de alguns saudosistas mais empedrenidos).

É o aniversário de um dos bens que me é mais precioso: a minha liberdade de escolher. O que ser, o que fazer, o que dizer.

Apesar de o tempo que vivi sob o 'antigo regime' ter sido (felizmente) demasiado pequeno (1 ano e 2 meses) para poder comparar, ou sequer contar como era, e apesar, também, de nunca ter 'ligado muito' a esta data e a tudo aquilo que nela celebramos, a verdade é que não me consigo imaginar a viver sem tudo o que foi conquistado nesse 25 de Abril de 1974, e que hoje dou como adquirido e que me é tão querido.

Pela liberdade que hoje tenho, pela democracia em que hoje vivo - com os seus 'podres', sim, mas na qual eu tenho, se assim o desejar, a possibilidade de intervir e tentar fazer a diferença - aqui ficam os meus PARABÉNS a todos nós, e um MUITO OBRIGADO a todos os homens e mulheres que a tornaram possível.

Façamos, todos, por continuar a construí-la e a merecê-la.