::domingo, julho 24, 2005

Olé!

Está atrasado, o voo dos meus pais, que os há-de trazer do Porto Santo de volta a casa. Trinta e cinco minutos. Ou seja, saem à meia-noite e cinco, em vez de saírem às onze e meia. Ou seja, só lá para a uma e meia da manhã é que estão despachados do aeroporto. Ou seja, menos meia hora de sono para mim, que os vou lá buscar. E isto se não houver mais nenhum atraso, claro.

E logo hoje que precisava de me deitar cedo, para tentar recuperar dos excessos do fim-de-semana. Do Sábado, para ser mais preciso, porque o Domingo até foi calminho. Calmo tipo zonzo, moído...

Sábado
Fim-de-semana de 'Picão, o mito'. Ja te falei deste 'evento' do 626, o ano passado, lembras-te?

Este ano lá voltámos à carga, e apesar do cenário desolador de mata queimada que praticamente nos cercava, a festa não esmoreceu. Desta vez, e como já há algum tempo não acontecia, não houve trabalho a reter-me por Lisboa, pelo que pude ir cedo e aproveitar bem o dia, na companhia dos amigos, 'velhos' e novos, sempre num ambiente de muita descontração e brincadeira.

Ao contrário do que verifiquei o ano passado, este ano terão estado menos pessoas presentes, do total de possíveis. Diferentes indisponibilidades terão estado na origem das diversas ausências. Desde a indisponibilidade física do 'não estou cá', à indisponibilidade temporal do 'tenho outro compromisso', passando pela indisponibilidade mental do 'não estou com pica'. Já todas me levaram, no passado, a faltar a este nosso 'momento de grupo'. Nem o tempo, nem a cabeça, dão para tudo, afinal. Compreendo as razões, e por isso lamento as ausências. Já outros motivos, como o 'não vale a pena/não se perde nada', me fazem um pouco mais de confusão, mas...

Como eu ia dizendo, antes de ser interrompido pela linha de pensamento anterior, 'muita descontração e brincadeira'. Algum excesso também, como já referi, a acompanhar a febra, a sardinha, e o 'pé de dança'. Daí que hoje, e apesar de não ter ficado lá, esteja assim a meio que para o... dorido. 'Apesar de' ou 'por causa de'. Porque provavelmente teria dormido melhor (sem os empurrões do B e a sua queda da cama), e de certeza até mais tarde, no meu cantinho do 'alpendre'. Não que o meu único 'problema' seja a falta de sono, claro...

Domingo
Em contraste, e compensação, foi calminho.

O ponto alto, e mais agitado, foi o jantar na 'Xuventude de Galicia - Centro Galego de Lisboa', onde decorria a Festa de Santiago. Fomos lá parar a convite da Tita do B (e minha mana), que dançou e encantou com uma das 'turmas' de Sevilhanas que se apresentaram.

O puto estava maravilhado, com a música, com os vestidos, com o bater dos saltos, e eu, confesso, também. Gostei imenso das actuações, mesmo das mais atrapalhadas daqueles que ainda estão a dar os primeiros passos na arte, e fiquei com muita pena por ter de me vir embora 'a meio' (pois amanhã é dia de escola).

Mas mais do que tudo, gostei de te decobrir esta faceta.
Adorei voltar a sentir aquele orgulho de 'mano mais velho', ao constatar o quão bonita és e o quão bem estavas, com o brilhozinho nos olhos e o sorriso nos lábios. Foi um momento muito especial. Fico à espera do próximo. Balle?