::domingo, fevereiro 19, 2006

Duas cidades

Visitei pouco mais de metade de uma, a caminho e enquanto aguardava pela entrada na outra.

Para a primeira foste tu quem me ofereceu o bilhete de ida. Para a segunda foi contigo que viajei.

Duas cidades europeias, que se desdobram em muitas mais nestas viagens.

Divirto-me na primeira, a que já conhecia, partilhando da divertida alucinação da história do guia que por ela me conduz - para um lado e para o outro do rio, para um lado e para o outro do mar - imaginando apenas as situações e os episódios que me são relatados.

Angustio-me com a segunda, com o sabor amargo que nos deixa na alma a dureza e a realidade da sua História, de que não foge quem no-la apresenta, e da qual não podemos fugir, nem desviando o olhar.

Vêm do outro lado do Atlântico, ambos os roteiros.
Um do sul, cantado nessa estranha mas divertida 'deturpação' da nossa língua.
Outro do norte, relatado em vários idiomas, dos quais o inglês é o principal.

Duas cidades.
Quais são?