::terça-feira, fevereiro 14, 2006

A ler

«Era já o cair da noite de um dia de Novembro, numa pequena vila situada no sopé da montanha. Um velho e bom homem, estimado por todos os habitantes da vila, vinha andando por um escuro caminho que ligava a igreja à sua casa.

Quando chegou à porta retirou o casaco e dobrou-o. De repente, e de forma inesperada, prostrou-se de joelhos e começou a fazer, no solo empoeirado, movimentos em semicírculo com a palma da mão direita. Passaram-se alguns minutos sem que ninguém aparecesse. De repente, surgiu um dos habitantes da aldeia que vivia no outro lado da rua. Espantado de ver o homem naqueles preparos, encaminhou-se rapidamente na sua direcção.

- João! - chamou o vizinho, perguntando: - Passa-se alguma coisa?
O bom homem olhou para cima surpreendido e respondeu: - Meu filho, penso que perdi as minhas chaves.
- Perdeu as suas chaves? Não se preocupe que nós vamos ajudá-lo a encontrá-las - disse o vizinho.
Não havia passado muito tempo e quase toda a aldeia estava de gatas tentanto encontrar as chaves perdidas, percorrendo todos os centímetros do chão e arbustos que rodeavam a entrada da casa do João.
Passou quase uma hora e não havia sinal das chaves.

- João - perguntou um outro vizinho - tem a certeza que perdeu as suas chaves?
- Claro, meu filho, tenho a certeza - respondeu o homem.
- Bom - disse o vizinho - e tem certeza de que as perdeu aqui?

O homem ficou em silêncio, olhando para o caminho. Em seguida disse:
- Não, eu não as perdi aqui - e apontando para a vereda escura que levava à igreja disse: - Eu perdi-as ali.
- Perdeu-as lá atrás no caminho? - perguntou um vizinho, surpreendido - Então desculpe-me João, mas porque procura as suas chaves aqui?

João levantou-se, sorriu pacientemente, e apontando para a luz da porta de sua casa disse: - Porque aqui há mais luz, meu filho!


Abandonar um sítio conhecido, confortável e 'iluminado', para caminhar por veredas desconhecidas e escuras, é um acto de coragem muitas vezes necessário para nos permitir estar no sítio certo de forma a encontrar as coisas certas.»

(in "Educar para o optimismo" - H.A.Marujo, L.M.Neto e M.F.Perloiro - Editorial Presença)