::sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Na dúvida...

... procuro esclarecer-me, descobrir mais sobre o assunto. Indago, investigo, pesquiso significados, vou ao dicionário ver a definição. Foi o que acabei por fazer também desta vez, e eis o que descobri:

Passageiro

adj.,

transitório;
efémero;
de pouca importância;
diz-se do sítio por onde passa muita gente;

s. m.,

aquele que pagou passagem;
viajante;
transeunte.


Interessa-me o adejectivo, não o substantivo masculino, e das quatro definições apresentadas, excluo imediatamente a 4ª e também a 3ª, embora esta até pudesse ser adequada. Não acreditando que seja o caso, no entanto, fico-me pelas duas primeiras definições.

A questão inicial, contudo, mantém-se, o que me obriga a nova(s) pesquisa(s). Desta feita obtenho:

Transitório (do latim transitoriu)

adj.,

que tem pouca duração;
que passa rapidamente;
passageiro;
efémero.

e

Efémero (do grego ephémeros)

adj.,

que dura um só dia;
que dura pouco;
passageiro;
transitório.


Destes dois resultados, para além das referências circulares que entretanto apareceram, e que me indicam que não há mais pesquisas a fazer, retiro também o "que dura só um dia", pois não é, manifestamente, o caso.

Sobram, portanto: "que tem pouca duração", "que passa rapidamente", "que dura pouco".

O que significa que continuo com o mesmo problema (de definição), pois é necessário que perceba o que significam - em termos concretos e mensuráveis - o "pouca", o "rapidamente" e o "pouco", para conseguir responder à pergunta:

Quanto tempo tem de passar para que algo possa ser considerado passageiro ou permanente?