::sexta-feira, outubro 26, 2007

Entretanto... (II)

... recomeçaram as actividades no 626.

Já lá vai um mês, correspondente a quatro Sábados de actividade, um dos quais prolongado, com direito a dormida fora, por ocasião de mais um Jamboree (no fim-de-semana passado).

Foi um recomeço triste, marcado pela perda do nosso Chefe Carlos, um dos elementos mais activos/disponíveis/voluntariosos do Agrupamento, cujo falecimento não deixou ninguém indifrente, de Lobitos (alguns dos quais tinham estado com ele no ACANAC, em Agosto) a Dirigentes.

Está a ser um recomeço (mais ou menos) difícil para a Alcateia (ou para mim, pelo menos), com menos animadores que no ano anterior - mas nem por isso menos experiência - e com quase metade (19 em 40) da Alcateia composta por Patas-tenras. É um osso duro de roer, mesmo para lobos velhos (ou será especialmente?).

Pata-tenra, para quem não sabe, e a talho de foice, é o nome que na Iª Secção damos ao 'aspirante a escuteiro', em oposição ao Lobito, que já fez a sua Promessa. Pata-tenra, porque será um lobo que ainda não sabe caçar sozinho, porque... tem a pata tenra, exactamente.

Ainda se fossem todos uns anjinhos, ou se apenas um ou dois fosse assim mais endiabrado, mas não... são bem mais que os suficientes para nos deixar a cabeça em água. Enfim, ossos do ofício.

Costuma-se dizer que quem corre por gosto não cansa, mas tenho de admitir que apesar de subscrever a teoria, e de continuar a correr por e com MUITO gosto... estou um bocado cansado. E ainda agora começámos!

É claro que o cansaço (físico e não só) advém principalmente de outras fontes, mas acaba por se refletir também aqui. Infelizmente.

Vou ter, no entanto, os meus momentos de descanso (leia-se: 'baldas'), por forma a dedicar um pouco mais de tempo a quem de direito. Ao B, nomeadamente. Começo já amanhã. Repito, talvez, passados 15 dias, e por aí adiante.

Sei que é um pouco injusto para o resto da equipe, e fico mesmo todo roído por fazê-lo - especialmente quando sei que não vou ser o único a faltar, e que ficará pouca gente, como é o caso de amanhã - mas... tem de ser. Mesmo.

Paradoxalmente (ou não), acabei por me voluntariar novamente para a (ressuscitada) equipe do Departamento da Iª Secção do Núcleo da Barra. Reduzo de um lado, compenso do outro. É diferente: não me leva Sábados ou fins-de-semana, excepto nas actividades em que participaria de qualquer maneira com a Alcateia, ocupando-me apenas uma noite ou duas (extra) por mês.

Penso que o facto de, pela primeira vez, o Departamento ser chefiado por uma mulher mais nova que eu (ao invés de uma 10 ou 20 anos mais velha) terá tido a sua influência, mas não tenho a certeza. É um debate interno que ainda não lancei, e uma questão sobre a qual ainda não me debrucei a sério.

Etiquetas: