::segunda-feira, janeiro 03, 2005

Certa noite...

... lá no cimo da árvore mais alta do monte mais alto, ela disse-lhe, a meio de uma das suas conversas:

"Sabes, minha estrela, que brilhas muito mais naquela constelação que na outra?"
"Sei, sim. Sinto-o cá dentro."
"Ainda bem..."
"E sabes tu porquê, amiga?"
"Porque te fazem sentir mais viva aquelas estrelas que as outras?"
"Hum... Boa resposta. Mas não. Não deixando isso de ser verdade, não é a resposta correcta."
"Então qual é?"
"Posso contar-te um segredo?"
"Conta! Adoro segredos."
"Mas um segredo é para guardar."
"Sim, eu sei. Eu guardo-o."
"Prometes?"
"Prometo!"
"Acontece que, na realidade, não sou uma estrela..."
"Não? Mas eu vejo-te brilhar."
"Sim, vês. É verdade. Mas nem tudo o que brilha é ouro, não sabes?"
"Mas... são de ouro, as estrelas?"
"Ahahahaha. Claro que não. É apenas uma forma de falar..."
"Ah?"
"Quero dizer que nem tudo o que brilha no céu, nem tudo o que ilumina a tua noite, são estrelas."
"Como a Lua?"
"Como a Lua! Óptimo exemplo."
"Então... tu és uma Lua?"
"Sim, de certa forma. Tal como ela, também eu brilho com uma luz que não é minha."
"Então? Roubaste-a? A quem?"
"Não, não roubei. Limito-me a refleti-la."
"Refletes? Como um espelho? E de quem é a 'tua' luz?"
"De quem a tem de direito próprio. Das estrelas verdadeiras que me estão próximas, e que vou orbitando."
"E naquela constelação as estrelas são mais fortes, é isso? E na outra mais fracas?"
"Sim, mais ou menos. Naquela só existe uma estrela, tudo o resto são reflexos..."
"Só uma? A sério? Uau! Deve ser muito grande."
"Muito, mesmo. Muito intensa."
"E na outra? Quantas há? São pequeninas?"
"Só há uma, também. E sim, é pequenina."
"Por isso com ela não brilhas tanto."
"Exactamente."
"Obrigado por partilhares comigo o teu segredo."
"Não tens de quê. Sei que posso confiar em ti."
"Oh. Obrigado, novamente. Mas..."
"Mas?"
"Porque é que não te ficas apenas por aquela constelação?"
"Porque... escuta! Não é a tua mãe que te chama?"
"A minha mãe? Não ouç...".
"É sim. Já deve estar na tua hora."
"Ah, ok. Já percebi! Está bem. Boa noite, estre... er... como é que te devo chamar agora?"
"Podes continuar a chamar-me estrela, se quiseres."
"Quero sim. E assim não revelo o nosso segredo!"
"Isso. Boa ideia."
"..."
"Diz..."
"Devias ficar sempre naquela constelação."
"Boa noite, amiguinha..."