::quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Bocas foleiras

A dos 'colos' já eu sabia, já tinha lido no Público.
E 'foleiro' foi a classificação mínima que lhe pude aplicar.

Hoje contaram-me a do 'o que se chama na escola aos meninos que têm medo, e que até se aplica', mandada a propósito da 'relutância' em aceitar o frente-a-frente, e da qual ainda não tinha tido conhecimento.

E agora também quero mandar as minhas próprias bocas.
'Prontos'.

Não porque me tenha surpreendido e/ou indignado (muito), mas porque me assutou um pouco.

Não me surpreende, de facto, nem o nível ao qual já se permitiram (permitimos?) descer os nossos supostos governantes, nem o ter vindo de quem veio. Afinal, ao fim deste tempo todo já se vai conhecendo minimamente a peça, e já se vai sabendo quem é, como afirmam, e muito bem, os seus jovens.

Tal como não me surpreende, num país 'dominado' por 'Malucos do riso' e 'Quintas das celebridades', onde basta dizer um 'caralho' em palco para arrancar gargalhadas de toda a audiência, que ainda haja tanta gente a querer manter o senhor lá no seu poleiro.

Mas, lá está, não deixa de assustar, de causar algum temor.
E se o português decide seguir o exemplo do norte-americano?
E se 'optamos' pelo nossa versão do cowboy, pelo comediante?

Brrrr...

Ainda bem que há, no próprio pomar e arredores, quem perceba que com laranjas tocadas mais vale não fazer sumo, e vá fazendo o que pode para o evitar.

Eu até já 'apoiei' o rapaz no passado, no SCP, por exemplo.
E também ainda sou 'do tempo em que os homens escolhiam mulheres para companheiras'.

Mas também quero ser, e acho que já sou, 'do tempo em que os Homens fazem a escolha certa para primeiro-ministro'.

E mesmo que não seja a mais certa (se é que tal coisa existe), pelo menos não há de ser a completamente incorrecta.