O problema - IV
Naquela manhã de Sábado, dia 7 de Maio, e tal como fazia (quase) todos os Sábados de manhã, o Rui foi jogar à bola.
Já ia atrasado, cerca de 15 minutos, e até o 'Mister' já lhe tinha telefonado para saber o que se passava. Nada de mais: tinha-se deixado dormir e feito um pouco de ronha.
Deu uma corridinha para tentar não se atrasar muito mais. Assim até aproveitava e fazia algum aquecimento, pois já não havia de ter tempo para o fazer em campo.
Felizmente, o local de jogo 'era já ali' no início da rua, no ginásio da Escola Secundária, que fica a 200 metros da sua casa.
Quando lá chegou o jogo já tinha começado, claro.
Nunca chegam todos a horas, pelo que o jogo também nunca começa exactamente às 9h30, mas geralmente começam a jogar assim que há jogadores suficientes.
Neste dia tinha começado 15 minutos depois da hora, e estavam a jogar 5 para 5, com um dos visitantes emprestado à equipe local (a do Rui). Não era ele o mais atrasado, portanto.
Vestiu o colete por cima da sua camisola do equipamento alternativo (de há 3 anos) do Sporting, e juntou-se aos restantes elementos da sua equipe (o Zé Tó, o João Rui, o João Custódio e o Filipe 'Xolas'), devolvendo o elemento emprestado à outra equipe, ficando então a jogar em 5 para 6, o que durou apenas alguns instantes, pois o Diogo chegou logo a seguir para reforçar a equipe da casa.
Minutos depois chegou o Hélio, que fechou o plantel e permitiu ter um elemento no banco, sempre a rodar (de 10 em 10 minutos, aos 'e 5').
A equipe da casa começou a ganhar, tendo mantido a liderança durante boa parte do jogo, até ao 7º golo dos visitantes, que empatou a partida. Pelo caminho ficaram alguns resultados temporários que deixam sempre um amargo na boca aos lagartos da equipe (que são a maioria, por incrível que pareça), mesmo quando estão a ganhar: 4-2, 6-3, etc...
Foram momentos de algum desaire defensivo, que permitiram não apenas o empate, mas também a inversão das posições relativas das duas equipes, tendo a visitante conseguido adquirir uma vantagem de 2 golos. Durante esse período o Rui estava no banco, a 'cumprir' os seus 10 minutos, já tendo marcado o seu 1º golo.
Mais perto do fim do jogo, no entanto, assisitiu-se a nova reviravolta no marcador, com a equipe da casa a recuperar a liderança, consolidando-a para além da margem mínima.
O jogo terminou um quarto de hora para além da hora oficial (11h), com a vitória, suada e merecida, da equipe da casa.
E agora, o problema.
Tendo em conta todos os dados apresentados anteriormente, e sabendo que...
.o nº de golos de diferença entre as duas equipes é o mesmo que o nº de golos que o Rui marcou;
.se somássemos metade dos golos do Rui ao total da equipe, o Rui teria marcado um quarto dos golos da sua equipe;
.um quinto dos golos que não foram do Rui resultaram de assistências suas, e é igual a metade dos seus golos;
.foi marcado, em média, um golo a cada 225 segundos;
.o 'Xolas' jogou a maior parte do jogo a guarda-redes, tendo sido substituído perto do fim pelo Zé Tó;
.o Diogo não fuçou tanto como é costume;
.o 'Mister' esteve mais calmo que o normal;
... serás capaz de me dizer quantos golos marcou a equipe visitante?
0 Transmissões (em formato antigo)
<< Take me home