::quarta-feira, agosto 11, 2004

ACAREG III

No campo da Iª Secção estiveram presentes 279 Lobitos, divididos por 48 bandos (com outros tantos animadores) em 4 sub-campos (oceanos): Ártico, Atlântico, Índico e Pacífico.

No sub-campo Pacífico, o nosso, e fazendo jus ao maior dos oceanos, estava o maior nº de bandos e de animadores: 13.
Não foi, de todo, nº do azar. Antes pelo contrário!

Tal como em todos os sub-campos, também no Pacífico se formaram Alcateias de Núcleo, agrupando as diversas Alcateias dos Núcleos representados.
Assim, no nosso caso, tínhamos:

- Alcateia Cantarilho Tigre (Carregado e Vialonga; Núcleo Solarius)
- Alcateia Estrela Morcego (Linda-a-Velha e Manique; Núcleo da Barra)
- Alcateia Tubarão Leopardo (Beato, S.João de Deus, Penha de França e Pio XII; Núcleo de Lisboa Oriental)

Estas divisões acabaram por ser apenas uma forma de melhor organizarmos o dia-a-dia em campo, uma vez que não se instalou qualquer tipo de espírito de competição entre as Alcateias e\ou sub-campos, excepto em momentos de animação e outras situações pontuais (selecção da peça da Iª Secção para a cerimónia de encerramento, por exemplo).

Em termos de funcionamento do sub-campo, tentámos fazer as coisas o mais em comum possível (refeições, orações, actividades, etc...), algo que só se tornou efectivamente uma realidade quando completámos algumas estruturas de apoio necessárias, nomeadamente a mesa e a cozinha, que aparecem abaixo.





De notar que para as mesas apenas tivemos de construir os bancos, uma vez que aquelas nos foram fornecidas pela organização. Ainda assim, não está mal, para um campo de Lobitos. :)

Esta parte da "montagem de campo" foi realizada durante o fim-de-semana, tendo o resto da semana sido ocupada nas diversas actividades programadas.

Nestas se incluíram uma ida à "praia" na 3ª (Lagoa de Óbidos), um jogo de pistas em Peniche na 5ª (que se iniciou no farol do Cabo Carvoeiro), ateliers de representação\caracterização na 4ª (em jeito de preparação para o Fogo de Conselho) e de "trabalhos manuais" na 2ª (muitas técnicas novas!).
Qualquer uma das actividades estava bastante bem organizada\estruturada, e até mesmo as mais "calmas" conseguiram agarrar bem miúdos e graúdos.

Das actividades noturnas não há de rezar a história, por razões que já referi noutro post. Fica a referência, no entanto, para a noite de cinema, em que tive a oportunidade de (finalmente) ver o Nemo. Gostaram os mais pequenos e os maiores (até pessoal dos serviços lá estava, regalado).

Houve (e não 'houveram'), claro, momentos mais confusos e que não terão resultado tão bem, mas isso acaba por ser uma consequência natural do nº de elementos com os quais se estava a lidar.

Porque viver\trabalhar em campo durante uma semana com 70 e tal Lobitos não é pêra doce, acredita.

Especialmente quando em todas as Alcateias há um ou outro mais difícil (para usar um eufemismo).
Só para ficares com uma ideia, dos nossos 10 havia 3 que passaram o tempo todo a ser chamados à atenção. Um deles volta e meia estava de castigo, e conseguiu, sem dúvida alguma, ficar cotado entre os 3 piores do sub-campo.

Se a estes juntares os molengas para comer, os que não gostam de ervilhas\puré\arroz\etc, os que estão constantemente a choramingar com saudades de casa, os que passam dias a fio sem ir ao WC, os que vão ao WC sem ir ao WC, os que perdem as meias no 1º dia, os que sujam a roupa TODA em três tempos e... ARGH! É o caos!

Por outro lado, tens a alegria e o entusiasmo no desempenho da mais pequena das actividades; a criatividade e talento que já começas a notar nalguns; a ternura e meiguice dos olhares e dos gestos; a curiosidade natural de quem é pequeno e anda há pouco tempo nestas andanças; a inocência e credulidade que os levam a acreditar que o dirigente com quem conviveram toda a semana, afinal é espanhol ("si, si, por supuesto").

Todo um mar de coisas que fazem com que, feitas as contas, o saldo seja francamente positivo.

E viva a Iª Secção!
Viva os Lobitos!
"Olha a Onda, olha a Onda..."
:)

Etiquetas: