::quinta-feira, agosto 12, 2004

ACAREG IV

Desta vez, o melhor não foram as crianças.
Foram os adultos. Todos. Ou quase todos.

Os "meus" em particular: os animadores do Pacífico.
(Desculpa lá, Paula. Eu sei que na realidade eram teus, sendo tu a chefe do sub-campo, mas... :)

12 agradáveis surpresas que me foram dadas a descobrir (ou redescobrir, em 2 casos) desde o 1º dia de actividade.

Foram, para mim, a melhor parte de todo o acampamento.
Uns mais "melhor parte" que outros, sim. Forçosamente.

Tem tanto mais significado e valor esta descoberta quando se vem de "pé atrás" para uma coisa destas, quando se vem "escaldado" de outras actividades, quando se sabe que, por vezes, os animadores são piores de aturar\lidar que os próprios miúdos.

Foi muito gratificante voltar a aprender que espíritos aparentemente antagónicos, na realidade se complementam e se conjugam para criar um todo equilibrado, que é sempre mais e maior que a soma das partes.

E, no nosso caso (como nos outros, por certo), tínhamos "antagonismo" suficiente:

- Meninos e meninas (numa agradável proporção de 4 para 9);
- Novinhos, novos, menos novos e menos velhos (da forma como até os "meus pares" me tratavam por você, já nem sei onde me inserir);
- Inexperientes e calejados;
- Animadores e animados (porque também é preciso saber deixar-se sê-lo);
- Stressados e despreocupados, nos seus diversos graus;
- Pacíficos e rezingas (talvez te surpreendesse saber, a ti que me conheces há mais tempo, em qual dos grupos me colocavam :);

Com estes ingredientes nas devidas proporções, conseguímos criar um sub-campo que não só na dimensão, mas também na "atitude" fez jus ao oceano que representava:
Pacífico, sereno, forte, e tempestuoso q.b., sempre que a ocasião o exigia!

Faltou-nos apenas, talvez, um pouco mais de ambição\organização para melhor dinamizar os tempos mortos em campo, por forma a que todos (Lobitos e Animadores), melhor tivessem aproveitado tudo o que (nos) era proporcionado no acampamento.
Mas lá está, ninguém é perfeito.
E ainda bem, porque a perfeição acaba por se tornar enfadonha.
E se há alguma coisa que não fomos, foi enfadonhos! :)

Pela alegria, pela entrega, pelo dinamismo, pela animação, pelo talento...
Pelo saber estar, pelo espaço que deram, pelo que cederam, pelo que ensinaram...
Pela cumplicidade, pelo sincronismo, pela empatia...

Obrigado a todos por uma semana espectacular!

"Um sub-campo belíssimo,
Uma equipe fantástica,
És a nossa fé!
Força Pacífico, allez"



Fila de cima: Nany (S.João Deus), Judite (Vialonga), Catarina (Pio XII), Ana (Carregado), Sara (Pio XII), Adelaide (Beato), Paula (Vialonga)

Fila de baixo: Simões (Manique), Eu, Luís (Penha), Carmina (Carregado), Natasha (Vialonga), André (Manique)

(sentado no chão está o Rui Jesus, seminarista, que por acaso não era do Pacífico, mas que ficou para a foto)

(deitada alguns metros atrás do fotógrafo, há de estar a Leila (L-a-V), a tentar recuperar dos excessos da ultima noite: uma quase-directa, precedida de "cházinho" dos meninos de Manique. Estás a ver, não é? Uma tenrinha...)

Etiquetas: