::domingo, junho 26, 2005

Actores

"Viva Fulano! Como estás?"
"Olá Cicrano. Está tudo bem, obrigado."
"Senta-te, senta-te, por favor. Estás em tua casa!"
"Obrigado..."
"Bem... não te via há montes de tempo, pá!"
"É.. Tenho andado em digressão pelo país..."
"Pois, já sei. Produção independente, não é?"
"Sim, uma coisita pequena, para me manter ocupado. Sabes como é..."
"Pois, claro. Faz-se o que se pode, não é?"
"Nem mais."
"Bem Fulano, obrigado por teres vindo, antes de mais..."
"Obrigado, eu, pelo convite."
"Ora, não faço mais que a minha obrigação. Imagino que saibas de que se trata?"
"Er... sim, faço uma ideia. Estaria a mentir se dissesse que não."
"Óptimo, óptimo. Já sabes, portanto, que vamos encenar 'A Peça Em Que Sempre Quiseste Entrar'..."
"Sim. Aqui n'O Palco Onde Sempre Quis Actuar'..."
"Exactamente! Tudo se conjuga, não achas?"
"Perfeitamente, sim!"
"Que te parece, então?"
"Perfeito, como te disse."
"AH!AH! Óptimo. Eu sabia que te iria agradar. Temos acordo, quer-me parecer!"
"Claro que sim! Como poderia dizer que não ao sonho de uma vida?"
"Exactamente! Foi o que pensei. Isto é perfeito para ti."
"Sem dúvida. Ser o Protagonista n'A Peça Em Que Sempr..."
"Espera, espera. Deve haver algum mal entendido..."
"Mal-entendido? Como assim?"
"É que o papel que te quero propôr não é o de Protagonista."
"Não é o de... então?"
"É o de Antagonista! Assenta-te que nem uma luva, meu velho!"
"Antagonista? Mas... quem é que vai ser o Protagonista?"
"O Cozido."
"O Cozido? ... Bem, não discuto. Mas... eu não quero ser o Antagonista."
"Não? Mas... porquê? Qual é o problema? Já fizeste esse papel antes!"
"Sim, já fiz, é certo, mas... não n'A Peça Em Que Sempre Quis Entrar'. Não n'O Palco Onde Sempre Quis Actuar'!"
"E depois? Não percebo! Qual é o problema?"
"O problema é que n'A Peça...' e n'O Palco...', só posso representar um papel. Que é 'O Papel Que Sempre Quis Representar'."
"O de Protagonista..."
"Exacto!"
"E doutra forma..."
"... não pode ser."
"Deixa cá ver se entendo... estou a dar-te a oportunidade de representares um papel, e um papel principal, atenção!, na peça onde nunca entraste e sempre quiseste entrar, no palco onde nunca actuaste e sempre quiseste actuar, e tu dizes-me que não?"
"Infelizmente, tem de ser."
"Não te percebo, juro. Mas estás armado em quê? Corre-te assim tão bem a vida, a ponto de rejeitares uma oportunidade destas?"
"Não se trata de me correr bem a vida ou não. É... uma questão de princípio."
"De princípio?"
"Sim. Não te sei explicar melhor. Só sei que neste palco e nesta peça não posso, nem consigo, representar outro papel que não seja 'O Papel Que Sempre Quis Representar'."
"O tal..."
"De Protagonista."
"Antagonista não serve..."
"Não."
"..."
"Escuta... Sabes bem que nunca rejeitei nenhum papel, por mais insignificante que fosse..."
"Sei sim. Mais me ajudas com essa conversa..."
"Já fui protagonista, noutras peças e noutros palcos, já fui antagonista, já fui simples figurante..."
"Tenho resmas de actores consagradérrimos atrás deste papel, pá!"
"Imagino que sim, mas..."
"Tenho centenas de putos a dormirem-me à porta do palco, à espera de uma chance para o pisarem, seja em que papel for!"
"Eu sei, eu sei..."
"Então, porra!? Que cena é esta agora?"
"Como é que te posso explicar... é mais ou menos como... er... deixa cá ver... lembraste de quando te declaraste à Cicrana?"
"Claro que sim. Mas o que é que isso tem a ver?"
"Imagina que ela te tinha respondido com aquela cena do 'gosto muito de ti, mas...'"
"'... não podemos ser apenas amigos?'"
"Isso!"
"O que é que tem a ver? Continuo a não perceber..."
"Hum... é um pouco pior que isso... é como se..."
"Siiiim?"
"Imagina que ela te dizia, em vez disso... hum... 'gosto muito de ti, quero-te muito, adoro estar contigo, mas... é impossível, não pode ser!'. Achas que eras capaz de ficar amiguinho ou ...?"
"UI! Isso... #@$%#$. Tinha-me posto a milhas!"
"É mais ou menos isso que me estás a propor, percebes?"
"Não! ... Quer dizer... Mais ou menos..."
"Por isso, pá... obrigado pela lembrança, sinceramente, mas assim..."
"... não dá..."
"Pois. Olha, tenho de ir andando, tenho um compromisso daqui a 20 minutos Lá Onde Judas Perdeu As Botas."
"Er... ok... almoçamos um dia destes?"
"Pode ser. Liga-me. E boa sorte com a produção."
"Ya... obrigado."

"Dona Assada?"
"Sim, sr. Cicrano?"
"Risque o Sr.Fulano da lista de actores para a peça, se faz favor."
"Então? Não me diga que recusou?"
"Pois..."
"Mas esta não é 'A Peça Na Qual Ele Sempre Quis Entrar'?"
"Sim, é. E o nosso é 'O Palco Onde Ele Sempre Quis Actuar'."
"Então, que se passou? Queria mais dinheiro, tá-se mesmo a ver."
"Não, nada disso..."
"Então?"
"Olhe, não sei. Não interessa. Risque-o, vá."
"Vá-se lá perceber os actores..."
"É isso mesmo..."