::sexta-feira, julho 08, 2005

Miau?

Então os gatos vão sair da SIC?

É o que tenho ouvido dizer, não só por aqui onde estou (num cliente), mas também por ali, e por acolá.

Os fãs, claro, erguem as vozes (e/ou as escritas) em protesto contra a saída, ou melhor dizendo, contra as 'mentalidades' que terão conduzido à ruptura, contra o deserto de humor em que o país se vai transformar com a perda deste raro oásis, etc...

Os fãs, entre os quais me conto, apesar de apenas por uma ou duas vezes (incompletas) ter visto os episódios na Sic Radical, e de nunca ter visto o DVD do princípio ao fim.

Aos teus olhos, provavlemente, isto faz de mim um 'não fã' (infã? desfã?), mas a verdade é que não só me desmancho a rir com os bichanos tanto como tu, como também já lhes adoptei as 'frases' e os 'tiques'. Embora não tanto como certas e determinadas pessoas, é um facto.

Sou fã, sim. Mas não me insurjo, nem me revolto. O que provavelmente me remete novamente para a categoria de 'não fã', não é?

Bom... não o faço por várias razões.

A primeira, e mais óbvia, é a falta do hábito de os consumir. Quando chegavam no mail eram muito bem vindos, como continuarão a ser, tal como eram bem recebidos os visionamentos do DVD que se iam (e vão) proporcionando, mas nunca foi algo pelo qual esperasse ansiosamente todas as semanas, ou que tivesse sequer entrado na minha rotina (como há muito já não acontece com qualquer coisa que venha da 'caixa mágica'). Será por isso muito mais fácil para mim do que para ti não dar pela sua ausência.

A segunda, e também mais ou menos óbvia, é não acreditar que os rapazes fiquem muito tempo sem abrigo. Acreditas, tu? Não achas que não tarda muito estão novamente 'no ar', de volta à casa mãe ou na concorrência? Ora... com a dificuldade que toda a gente reconhece em encontrar um produto desta qualidade nesta área, estou em crer que devem andar como o proverbial osso dos 100 cães.

A terceira, e última, é o facto de a decisão ter sido deles (segundo li no link disponibilizado acolá). Não foram propriamente despedidos. Não foi propriamente uma decisão (de quem de direito) de os tirar do ar, na demonstração de vistas curtas e falta de jeito para o negócio que muitos apregoam.

Foram eles que romperam. Por 'quebra de lealdade' por parte da SIC que decidiu exibir episódios antigos (reciclar, como se diz) no 'canal generalista'. E eles lá consideraram que isso, de alguma forma, lhes afectava a imagem e lhes prejudicava a popularidade. Está bem que nesses momentos 'perderam' para o 'Preço certo' na 1 e para não sei o quê na TVI, mas... como é que é?

Então anda o pessoal a queixar-se (o que se queixa) de ter de gramar (o que grama) com Batanetes e afins, de ser uma vergonha que o pouco bom humor que por cá se faz seja remetido para as altas horas e canais periféricos, que na BBC não se faz isso e não sei quê, e os rapazes vão e fazem uma destas?

Ah pois claro que não fico chateado.
Se calhar até era da forma que via alguns 'clássicos' que nunca vi!
Mas 'prontos'... lá vou ter de me contentar com as séries inglesas e amAricanas que também não vejo.

(PS: comecei a escrever isto na 3ª, mas por várias razões só hoje é que consegui terminar. Possivelmente até já terão havido desenvolvimentos que desconheço!)